F1 – Vettel vence no Bahrain e amplia vantagem no campeonato

domingo, 21 de abril de 2013 às 10:49

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel conquistou sua segunda vitória na temporada 2013 da Fórmula 1 no GP do Bahrain. O tricampeão mundial colocou sua Red Bull na frente em meio às espetaculares disputas no início da prova e então deixou a ação para trás.

Em uma repetição do pódio de 2012 em Sakhir, os pilotos da Lotus, Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, se recuperaram para terminar em segundo e terceiro, com o francês tirando de Paul di Resta seu primeiro pódio a apenas seis voltas do final.

Vettel estava determinado a assumir a ponta desde o começo. Ele forçou o pole Nico Rosberg a se defender, e apesar de Fernando Alonso ter conseguido colocar sua Ferrari entre eles por fora, Vettel voltou ao segundo lugar com uma manobra ousada na curva 5.

Vettel então atacou a Mercedes de Rosberg na curva 4 na segunda volta, mas espalhou. Na passagem seguinte, ele completou a ultrapassagem, e depois seguiu tranquilo rumo à vitória.

Alonso logo subiu para segundo, mas seu DRS emperrou aberto. Ele fez um pit-stop de emergência para consertá-lo, mas o problema continuou. Antes da décima volta, ele estava em 19º, havia feito duas paradas e sabia que não teria o DRS durante toda a tarde.

Com Alonso fora da disputa, a batalha pelo posto de melhor do resto se tornou uma disputa entre di Resta e Raikkonen, com ambos fazendo dois pit-stops contra três da maioria dos primeiros colocados. Di Resta parecia ser o melhor posicionado até sua última parada, quando Raikkonen o superou entrando mais cedo para trocar pneus.

A Force India permaneceu em terceiro lugar por algum tempo, mas Grosjean estava se aproximando. O francês deixou seus pneus médios para o trecho final e conseguiu passar di Resta, que teve de se contentar com a quarta posição. Lewis Hamilton se recuperou após uma largada discreta e acabou garantindo o quinto lugar.

Sergio Perez teve sua performance mais combativa pela McLaren até o momento. Ele se envolveu em uma longa batalha com o companheiro de equipe Jenson Button e com Rosberg, que incluiu toque entre as McLarens e mensagens de rádio ansiosas em mais de uma ocasião.

Apesar de perder a lateral da asa dianteira contra o carro de seu companheiro, Perez chegou em sexto. Como Hamilton, ele ultrapassou Mark Webber na última volta. Por algum tempo, Webber parecia ter chances de subir ao pódio, mas ele perdeu rendimento com seu último jogo de pneus.

Alonso se recuperou até o oitavo lugar mesmo sem DRS, com Rosberg e Button sendo obrigados a fazer quatro paradas e terminando em nono e 10º. Felipe Massa sofreu dois furos no pneu traseiro direito e terminou apenas em 15º. Ele também se tocou com Adrian Sutil na primeira volta, causando um furo de pneu para o piloto da Force India, que chegou em 13º.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo
1 Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault 57 Vencedor
2 Kimi Raikkonen Lotus-Renault 57 +9.1 s
3 Romain Grosjean Lotus-Renault 57 +19.5 s
4 Paul di Resta Force India-Mercedes 57 +21.7 s
5 Lewis Hamilton Mercedes 57 +35.2 s
6 Sergio Perez McLaren-Mercedes 57 +35.9 s
7 Mark Webber Red Bull Racing-Renault 57 +37.2 s
8 Fernando Alonso Ferrari 57 +37.5 s
9 Nico Rosberg Mercedes 57 +41.1 s
10 Jenson Button McLaren-Mercedes 57 +46.6 s
11 Pastor Maldonado Williams-Renault 57 +66.4 s
12 Nico Hulkenberg Sauber-Ferrari 57 +72.9 s
13 Adrian Sutil Force India-Mercedes 57 +76.7 s
14 Valtteri Bottas Williams-Renault 57 +81.5 s
15 Felipe Massa Ferrari 57 +86.3 s
16 Daniel Ricciardo STR-Ferrari 56 +1 volta
17 Charles Pic Caterham-Renault 56 +1 volta
18 Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 56 +1 volta
19 Jules Bianchi Marussia-Cosworth 56 +1 volta
20 Max Chilton Marussia-Cosworth 56 +1 volta
21 Giedo van der Garde Caterham-Renault 55 +2 voltas
22 Jean-Eric Vergne STR-Ferrari 16 +41 voltas

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.