F1 – Vettel vence GP de Mônaco emocionante

domingo, 29 de maio de 2011 às 14:16
s_vettel-03

Sebastian Vettel, da Red Bull, conquistou sua quinta vitória em seis corridas na temporada 2011 em um GP de Mônaco emocionante neste domingo.

O campeão mundial fez apenas uma parada no início da corrida e novamente teve uma atuação perfeita para suportar a pressão de Fernando Alonso, da Ferrari, e Jenson Button, da McLaren, com pneus mais desgastados até ser favorecido por uma bandeira vermelha a poucas voltas do final, quando todos puderam trocar os pneus.

Alonso obteve o melhor resultado da Ferrari no ano até agora com o segundo lugar, enquanto Button, com uma estratégia de três pit-stops, foi o piloto mais rápido na pista, mas teve de se contentar com o último degrau do pódio.
Mark Webber (Red Bull) cruzou a linha de chegada em quarto depois de uma ultrapassagem agressiva sobre Kamui Kobayashi (Sauber) na penúltima volta. Lewis Hamilton (McLaren) chegou em sexto depois de se envolver em múltiplos incidentes, enquanto Adrian Sutil (Force India) caiu de quarto para sétimo ao perder rendimento nos estágios finais.
Nick Heidfeld (Renault) foi o oitavo, e Rubens Barrichello finalmente marcou os primeiros pontos da Williams na temporada com a nona colocação. Sebastien Buemi (Toro Rosso) completou os dez primeiros.
Vettel manteve o primeiro lugar na largada e completou a primeira volta com uma vantagem de quase 2.5s sobre Button. Como em Barcelona, Alonso largou bem e começou a pressionar o inglês depois de ganhar a posição de Webber. Entretanto, a largada mais espetacular foi a de Nico Rosberg (Mercedes), que subiu para quinto.
Já seu companheiro Michael Schumacher saiu muito mal, perdendo cinco colocações, mas recuperou um lugar com uma ultrapassagem impressionante sobre Hamilton no hairpin. Nas voltas subsequentes, o inglês – o único entre os pilotos de ponta a largar com pneus primários – começou a exercer uma forte pressão sobre o alemão. Na abertura da 10ª volta, Hamilton deu o troco com uma manobra igualmente ousada na St. Devote.
Sem um bom rendimento devido à granulação dos pneus traseiros, Schumacher também foi ultrapassado por Barrichello na Mirabeau na 12ª passagem e foi o primeiro a fazer um pit-stop na volta seguinte. Rosberg também sofria com a outra Mercedes na disputa pelo quinto posto, e acabou levando uma ultrapassagem agressiva de Felipe Massa (Ferrari) na curva Tabac. Pastor Maldonado (Williams), que vinha perto, veio junto e deixou o alemão para trás.
Após as paradas dos três primeiros colocados, a liderança trocou de mãos. Pela primeira vez na temporada, a equipe Red Bull não trabalhou bem com Vettel, o que permitiu que Button voltasse na frente. Webber também teve um atraso muito grande em seu primeiro pit-stop, despencando para 12º.
Os próximos a fazer a primeira troca de pneus foram Hamilton, na volta 23, e Massa, na 27. O inglês foi outro que perdeu tempo nos boxes e voltou atrás do brasileiro. Na 33ª volta, ele tentou passar no hairpin e os dois se tocaram. Com danos no carro, Massa perdeu o traçado no túnel e bateu, o que provocou a primeira intervenção do safety car. O piloto da McLaren acabou sendo punido com um drive-through.
Alguns momentos antes, Button havia feito sua segunda parada, devolvendo a ponta a Vettel, ao mesmo tempo em que Barrichello fazia o seu primeiro pit-stop. Durante a interrupção, Schumacher abandonou depois de fazer outra ultrapassagem impressionante no hairpin, desta vez sobre o companheiro Rosberg. A Mercedes simplesmente parou na entrada dos boxes e quase complicou a vida de Alonso, que naquela hora entrava para seu segundo pit-stop.
Button fez sua terceira parada na 49ª volta, perdendo a segunda colocação para Alonso. O inglês continuou sendo o piloto mais rápido na pista, cravando uma sequência de voltas mais rápidas na tentativa de se aproximar da Ferrari. Enquanto isso, Alonso também chegava em Vettel, colando na traseira da Red Bull na volta 59. Button se juntou à disputa pela vitória pouco depois.
Na volta 69, o safety car entrou pela segunda vez depois de um acidente envolvendo Paul di Resta (Force India), Hamilton, Jaime Alguersuari (Toro Rosso) e Vitaly Petrov (Renault) que deu um susto nos líderes no momento em que chegavam para colocar uma volta. O russo avisou pelo rádio que estava ferido, e a bandeira vermelha interrompeu a prova na 72ª volta.
Na relargada, Hamilton se envolveu em mais um acidente. Em uma tentativa de ultrapassagem desastrada, ele tirou Maldonado da prova na St. Devote. Na frente a disputa esfriou um pouco após a troca de pneus durante a bandeira vermelha, com Vettel, Alonso e Button separados por uma diferença relativamente confortável até a bandeirada.

Classificação da prova:

Pos  Piloto        Equipe                     Tempo
 1.  Vettel        Red Bull-Renault           2h09:38.373
 2.  Alonso        Ferrari                    +     1.138
 3.  Button        McLaren-Mercedes           +     2.378
 4.  Webber        Red Bull-Renault           +    23.100
 5.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +    26.900
 6.  Hamilton      McLaren-Mercedes           +    27.200
 7.  Sutil         Force India-Mercedes       +   1 volta
 8.  Heidfeld      Renault                    +   1 volta
 9.  Barrichello   Williams-Cosworth          +   1 volta
10.  Buemi         Toro Rosso-Ferrari         +   1 volta
11.  Rosberg       Mercedes                   +   1 volta
12.  Di Resta      Force India-Mercedes       +  2 voltas
13.  Trulli        Lotus-Renault              +  2 voltas
14.  Kovalainen    Lotus-Renault              +  2 voltas
15.  D'Ambrosio    Virgin-Cosworth            +  2 voltas
16.  Liuzzi        HRT-Cosworth               +  3 voltas
17.  Karthikeyan   HRT-Cosworth               +  3 voltas
18.  Maldonado     Williams-Cosworth          +  5 voltas

Não classificados/abandonos:

Piloto        Equipe                   Voltas
Petrov        Renault                      68
Alguersuari   Toro Rosso-Ferrari           68
Massa         Ferrari                      33
Schumacher    Mercedes                     33
Glock         Virgin-Cosworth              31
Perez         Sauber-Ferrari               1

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.