F1 – Vettel vence em Suzuka e encosta em Alonso

domingo, 7 de outubro de 2012 às 4:34

Sebastian Vettel demoliu a vantagem de Fernando Alonso no campeonato mundial de Fórmula 1 ao dominar o GP do Japão, com o líder da pontuação tendo abandonado após um acidente na primeira volta. O atual campeão agora está apenas quatro pontos atrás a cinco corridas do final, e tem a fase ao seu favor depois de duas vitórias consecutivas.

Felipe Massa veio do 10º lugar no grid para segundo, obtendo seu primeiro pódio em quase dois anos. No entanto, para o público local, tudo foi insignificante comparado ao fato de Kamui Kobayashi ter suportado a pressão de Jenson Button para garantir seu primeiro pódio na Fórmula 1 com o terceiro lugar, igualando o melhor resultado de um piloto japonês.

O terceiro triunfo de Vettel em quatro largadas no circuito foi conquistado com facilidade, já que vários competidores foram eliminados em uma primeira volta caótica. A confusão começou quando a Ferrari de Alonso e a Lotus de Kimi Raikkonen tocaram rodas antes da primeira curva. Isso provocou danos na Ferrari e fez com que o espanhol rodasse e ficasse preso na caixa de brita.

Kobayashi havia colocado sua Sauber entre as Red Bulls na largada, e as coisas pioraram bastante para Mark Webber quando Romain Grosjean tocou nele na segunda curva. O piloto da Lotus sofreu danos em sua asa dianteira e recebeu uma punição de 10s, enquanto Webber rodou, caiu para as últimas posições e precisou de um pit-stop para checagens.

Enquanto a reação em cadeia se desenvolvia atrás, Nico Rosberg, da Mercedes, foi eliminado em um toque com Bruno Senna, da Williams. Após a saída do safety car resultante, Vettel ficou livre para dominar, chegando a liderar com 20s de vantagem a caminho de sua terceira vitória em 2012.

Kobayashi manteve o segundo posto até as primeiras paradas, quando ele e Button foram superados por Massa. Como Button, o piloto da Ferrari havia ganhado muito terreno na confusão da primeira curva, e depois de ficar à frente da McLaren e da Sauber, Massa foi suficientemente veloz para abrir vantagem.

Button tentou ao máximo ultrapassar Kobayashi, mas um pit-stop final ligeiramente lento não ajudou, e o herói local manteve o vencedor do ano passado em Suzuka sob controle.

Lewis Hamilton teve um início de corrida discreto na segunda McLaren antes de terminar em quinto. Ele foi vítima de uma ultrapassagem impressionante de seu substituto na McLaren, Sergio Perez, no primeiro trecho – com a Sauber tendo perdido posições depois de uma tentativa mal sucedida de passar Raikkonen na primeira curva.

Hamilton então voltou a superar Perez nos primeiros pit-stops, e quando tentou dar o troco por fora no hairpin, Perez escapou e rodou, abandonando a corrida. Posteriormente, a McLaren bateu Raikkonen na disputa pelo quinto posto após as segundas paradas. Nico Hulkenberg (Force India) chegou em sétimo, resistindo à pressão de Pastor Maldonado (Williams).

Webber se recuperou até a nona colocação, parando apenas mais uma vez depois de seu pit-stop na primeira volta. Daniel Ricciardo (Toro Rosso) garantiu dois australianos na zona de pontuação, suportando a pressão de Michael Schumacher até a bandeirada e impedindo que a Mercedes marcasse pontos neste fim de semana.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Tempo
1. de Sebastian Vettel Red Bull 1:28:56.242
2. br Felipe Massa Ferrari +20.639
3. jp Kamui Kobayashi Sauber +24.538
4. uk Jenson Button McLaren +25.098
5. uk Lewis Hamilton McLaren +46.490
6. fi Kimi Räikkönen Lotus +50.424
7. de Nico Hülkenberg Force India +51.159
8. ve Pastor Maldonado Williams +52.364
9. au Mark Webber Red Bull +54.675
10. au Daniel Ricciardo Toro Rosso +1:06.919
11. de Michael Schumacher Mercedes +1:07.769
12. uk Paul di Resta Force India +1:23.460
13. fr Jean-Eric Vergne Toro Rosso +1:28.645
14. br Bruno Senna Williams +1:28.709
15. fi Heikki Kovalainen Caterham +1 volta
16. de Timo Glock Marussia +1 volta
17. ru Vitaly Petrov Caterham +1 volta
18. es Pedro de la Rosa HRT +1 volta
Abandonos
19. fr Romain Grosjean Lotus +2 voltas
20. fr Charles Pic Marussia +14 voltas
21. in Narain Karthikeyan HRT +19 voltas
22. mx Sergio Perez Sauber +33 voltas
23. es Fernando Alonso Ferrari +53 voltas
24. de Nico Rosberg Mercedes +53 voltas

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.