F1 – Vettel pode ser punido por seu comportamento na Malásia

quarta-feira, 28 de março de 2012 às 12:32

F112-vettel-malasia-domingo-rosto615
A FIA poderá punir Sebastian Vettel por seu comportamento durante o GP da Malásia. O bicampeão mundial mostrou seu dedo médio a Narain Karthikeyan após uma colisão com o indiano da HRT.

“Acho que ele está bastante frustrado porque está tendo uma temporada difícil”, declarou Karthikeyan ao Deccan Chronicle nesta quarta-feira. “É uma completa falta de profissionalismo me culpar pelo incidente. Os comentários depreciativos são ruins para a imagem dele próprio”.

“Só porque ele tem um bom carro, não pode chamar outro piloto de idiota”, continuou Karthikeyan. “Eu venci corridas em todas as categorias de monopostos anteriores das quais participei, portanto não preciso de um certificado de Vettel”.

Relatos na Alemanha, incluindo dos jornais Kolner Express, Bild e Die Welt, alegam que o comportamento do piloto da Red Bull pode ter violado o novo e mais rígido código de conduta introduzido pelo presidente da FIA, Jean Todt.

“Ele violou o código de conduta”, declarou Marc Surer, ex-piloto de Fórmula 1, à emissora alemã Sky. “Você o assina quando recebe a licença, e então precisa de comportar de acordo com ele. E um comportamento que prejudica outras pessoas da categoria é ofensivo”.

Ao ser questionado sobre quais seriam as possíveis punições, Surer explicou: “Qualquer coisa, de uma advertência à revogação da licença. No caso dele, é bastante compreensível, e se houver uma punição, ela será branda”.

Contudo, Hans-Joachim Stuck não foi tão generoso. “Quando você está ultrapassando, podem ocorrer desentendimentos. Creio que Vettel tem de aprender isso. Com ele, a curva sempre foi ascendente, e agora que não é o caso, ele precisa lidar com isso”, disse ele à agência de notícias DPA.

Entretanto, o ataque de Vettel foi sustentado, com o piloto da Red Bull agora afirmando ao jornal Kleine Zeitung: “Talvez a Fórmula 1 não seja o lugar para aprender a pilotar”.

Stuck respondeu: “Se Sebastian tivesse deixado mais espaço, aquilo não teria ocorrido. Acontece algumas vezes, então é um incidente de corrida. Ele (Karthikeyan) não fez de propósito, e sempre são necessários dois”.

Até mesmo David Coulthard, consultor da equipe Red Bull, defendeu Karthikeyan. “Ele não pode tornar seu carro invisível”, declarou o escocês ao Mirror.

Karthikeyan também foi defendido por Nico Hulkenberg, da Force India, que disse à imprensa indiana nesta semana: “Pelo que vi, não foi culpa de Narain. Portanto, realmente não entendo por que ele (Vettel) disse tudo aquilo”.

O companheiro de equipe de Hulkenberg na Force India, Paul di Resta, acrescentou: “Narain tem direito de fazer as mesmas coisas na pista em comparação com alguém como Vettel. Ambos são pilotos de Fórmula 1 e estão lá para representar suas equipes”.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.