F1 – Vettel perto de perder posições no grid

terça-feira, 30 de maio de 2017 às 0:08
Sebastian Vettel

Sebastian Vettel

De acordo com a tabela de uso dos componentes das unidades de potência – feita pelo jornalista tcheco Petr Hlawiczka – as coisas andam bem feias para os pilotos da McLaren-Honda e começam a se complicar para Sebastian Vettel, líder do campeonato até este momento.

O regulamento diz que cada piloto é autorizado a usar apenas quatro dos seis componentes da unidade de potência durante uma única temporada. Se um piloto usar mais do que isso, uma punição de perda de posições no grid será imposta. Os seis elementos são o motor de combustão interna (ICE), o motor gerador de energia cinética (MGU-K), a unidade geradora de calor (MGU-H), o acumulador de energia (ES), o turbocompressor (TC) e o controle eletrônico (CE).

As penalidades impostas para o uso de elementos adicionais funcionam assim: a primeira vez que um quinto componente for usado (qualquer um deles), uma penalidade de perda de dez posições no grid será imposta. Uma penalidade de grid de cinco posições será então imposta a primeira vez que um quinto de qualquer dos componentes restantes for usado. Da mesma forma, a primeira vez que um sexto de qualquer dos componentes for usado, uma penalidade de grid de dez posições será imposta, e assim por diante.

Vettel já está na quarta turbina. Na quinta ele perderá 10 posições no grid de largada da corrida seguinte à troca. E no componente MGU-H o alemão só tem mais uma troca antes de perder mais 5 posições de grid.

Veja a tabela de Petr Hlawiczka até o GP de Mônaco de domingo passado.

Uso de componentes da UP até Mônaco 2017

Uso de componentes da UP até Mônaco 2017

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.