F1 – Vettel e Rosberg discordam sobre “tyregate”

quinta-feira, 6 de junho de 2013 às 13:20

Nico Rosberg

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

Os alemães Sebastian Vettel e Nico Rosberg revelaram nesta quinta-feira duas opiniões diferentes sobre a polêmica que tomou conta da categoria desde o Grande Prêmio de Mônaco. A Mercedes será julgada pelo Tribunal Internacional da FIA por ter testado, com a temporada já em andamento, com o carro de 2013, em uma seção organizada pela Pirelli. A Red Bull, atual tricampeã mundial, e a Ferrari lideraram o pelotão das equipes que reclamaram a FIA, dizendo que a montadora alemã foi ilegalmente beneficiada.

“Este é um assunto muito grave,” falou Vettel. “Cada quilômetro de testes é uma vantagem para você, e a Mercedes teve a oportunidade de testar os pneus que usaremos a partir de Silverstone. Isso lhes dá uma vantagem injusta em relação as outras equipes.”

Entretanto, Nico Rosberg, que venceu a última corrida em Mônaco e que foi um dos pilotos a testar na seção da Pirelli em Barcelona, não concorda com o compatriota, insistindo que era a fornecedora que controlava cada metro percorrido.

“Não podíamos dizer nada. A Pirelli dizia: “faça isso, faça aquilo e mais isso, etc”, e os engenheiros deles controlavam tudo,” explicou Rosberg. “Então, não tínhamos como aprender ou tirar proveito de alguma coisa.”

Vettel também comentou sobre a decisão da Pirelli de apenas testar os compostos modificados durante o Grande Prêmio do Canadá, devido a rejeição de algumas equipes em mudar os pneus.

“O argumento deles não faz sentido,” falou Vettel. “Se os pneus atuais oferecem um perigo para os pilotos, então porque vamos usá-los aqui em Montreal, que tem trechos de altíssima velocidade? Para mim, isso é inexplicável,” completou o piloto.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.