F1 – Vettel e Horner dizem que não entenderam punição

domingo, 9 de setembro de 2012 às 19:23
Alonso x Vettel - Monza 2012

Alonso x Vettel - Monza 2012

Sebastian Vettel e seu chefe Christian Horner acreditam que a punição de o piloto da Red Bull sofreu por supostamente ter empurrado Fernando Alonso para fora da pista no GP da Itália não se justificou.

O atual campeão mundial foi penalizado por não ter deixado espaço suficiente para Alonso na saída da Curva Grande no volta 26, em um incidente muito similar ao que ocorreu 12 meses atrás com ambos na mesma curva, porém em posições invertidas.

Falando sobre o que ele achou da punição, Vettel disse: “Do meu ponto de vista não mereci punição, mas não cabe a mim julgar.”

Quando perguntado pelo site Autosport sobre o que aconteceu, Horner disse: “Após termos abandonado a corrida é irrelevante, mas julgue você mesmo. Parece uma decisão um pouco dura. Não parece justificar uma punição, mas essa é a minha opinião.”

A justificativa apresentada para Vettel ter sido punido este ano, em comparação com Alonso não ter sido em 2011, parte de um comunicado sobre defesa de posição emitido pela FIA – como revelado pelo site Autosport no início deste ano.

Em nota enviada a todos os pilotos antes do GP da Inglaterra, o diretor de corridas da F1 Charlie Whiting, esclareceu que: “qualquer piloto defendendo sua posição em uma reta e antes de qualquer área de frenagem pode usar a largura total da pista durante o seu primeiro movimento, desde que uma parte significativa do carro tentando passar não esteja ao seu lado.”

Para esclarecer a situação mais tarde ele acrescentou: “Para que não restem dúvidas, se alguma parte da asa dianteira do carro tentando passar estiver ao lado da roda traseira do carro da frente, isso vai ser considerado como uma” parte significativa”.

Alonso fez suas próprias comparações da situação deste ano em relação a do ano passado: “O ano passado não foi penalizado, este ano foi. Eu acho que há uma grande diferença para as pessoas que entendem esse movimento.”

Nota do editor: Nico Rosberg, no GP do Bahrain desta temporada de 2012, jogou Lewis Hamilton e Fernando Alonso para fora da pista defendendo sua posição, quando Hamilton e Alonso estavam completamente a seu lado. Rosberg não foi punido em nenhuma das duas defesas de posição.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.