F1 – Vettel crava pole espetacular em Suzuka

sábado, 12 de outubro de 2019 às 23:21

Sebastian Vettel – Suzuka 2019

Sebastian Vettel fez uma volta espetacular no circuito de Suzuka e cravou a pole com direito a recorde de pista no Japão!

O tetracampeão dominou as difíceis condições da pista para marcar a pole com rajadas e ventos contrários dificultando a tocada, mas Vettel conseguiu fazer duas voltas com uma exibição impressionante, como há muito tempo não fazia.

O tempo final de Vettel, de 1m27.064s, marcou o novo recorde em Suzuka, deixando-o quase dois décimos de segundo à frente do companheiro de equipe Charles Leclerc, enquanto a Ferrari fechou a primeira fila do grid.

É a primeira pole position de Vettel desde o GP do Canadá em junho e é a quinta em Suzuka. É também a primeira vez que Vettel superou  Leclerc nas últimas 10 corridas.

Os pilotos da Mercedes, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, ficaram com uma decepcionante segunda fila do grid em P3 e P4, respectivamente, terminando dois décimos de segundo da volta de Vettel.

Max Verstappen e Alexander Albon marcaram tempos de volta idênticos em P5 e P6 para a Red Bull, ambos 0.787s mais lentos que Vettel. Verstappen vai começar à frente no grid em virtude de definir seu tempo antes de Albon.

Carlos Sainz liderou o segundo pelotão mais uma vez pela McLaren, levando o P7 à frente do companheiro de equipe Lando Norris, enquanto Pierre Gasly impressionou pela Toro Rosso ao chegar ao Q3, terminando em P9. Romain Grosjean completou o top 10 para a Haas.

Antonio Giovinazzi conseguiu continuar seu recorde de classificação recente sobre o companheiro de equipe da Alfa Romeo, Kimi Raikkonen, ficando em P11 quando caiu um décimo de segundo antes de avançar para o Q3. Raikkonen só conseguiu o P13, mais de um décimo de Giovinazzi.

Lance Stroll dividiu os Alfa Romeos em P12, enquanto Daniil Kvyat lutou para igualar o ritmo do companheiro de equipe da Toro Rosso, Gasly na classificação, quando só conseguiu ser P14.

Nico Hulkenberg, da Renault, se classificou em P15 depois que um problema no carro fez com que ele perdesse a direção e ficasse com o cambio preso, forçando-o a abandonar sua tentativa final no Q2. O companheiro de equipe Daniel Ricciardo foi eliminado da classificação no final do Q1, após uma série de melhorias no final da sessão, deixando-o em P16 na classificação final.

Sergio Perez também foi eliminado na sessão de abertura, terminando mais de meio segundo atrás dos 15 primeiros, ao se classificar em P17. Perez evitou por pouco ser derrotado por George Russell, de Williams, que completou apenas dois centésimos de segundo atrás em P18.

Kevin Magnussen e Robert Kubica não conseguiram marcar um tempo na classificação após baterem na última curva no início do Q1. Kubica foi o primeiro a bater, pisando na grama antes que seu carro subisse na barreira, causando danos significativos ao chassi que podem colocá-lo em dúvida para a corrida.

Magnussen perdeu a traseira do carro, atravessando a curva final, antes de colidir com a parede e danificar as asas dianteiras e traseiras, mas conseguiu voltar para a pista e voltar aos boxes.

A corrida começa daqui a pouco, às 2 horas da manhã!

Veja a classificação final para o GP do Japão de 2019

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.