F1 – Vettel: Claro que estamos “autorizados” a vencer a Mercedes

terça-feira, 9 de março de 2021 às 0:38

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel derrubou a sugestão da “velha guarda” de que a Aston Martin, como uma equipe cliente, não estaria “autorizada” a vencer a Mercedes.

A Aston Martin, ex-Racing Point, retorna ao grid da F1 nesta temporada como construtora pela primeira vez desde 1960, com Vettel e o filho do dono da equipe Lance Stroll como seus pilotos.

No ano passado, a Racing Point foi apelidada de “Mercedes rosa” por sua semelhança técnica com o W10 vencedor do Campeonato Mundial de 2019 – tanto que a equipe foi punida pela FIA por ‘copiar’ os dutos de freio traseiros, uma penalidade que lhes custou o P3 na classificação final dos construtores.

Ainda há uma estreita relação entre a Mercedes e a Aston Martin, até porque o coproprietário dos Prateados, Toto Wolff, é amigo de Lawrence Stroll e também acionista do grupo de carros de luxo da Aston Martin, embora não seja da equipe de F1.

Mas de acordo com Vettel, que deixou a Ferrari no final de 2020, isso não significa que a Mercedes tenha a Aston Martin onde eles querem. O próprio Vettel ganhou títulos pela Red Bull, que era equipe cliente da Renault.

O alemão acredita que não há nada que impeça sua nova equipe de levar a melhor sobre os campeões mundiais por mérito, com a vitória da Racing Point através de Sergio Perez no GP de Sakhir do ano passado tendo sido essencialmente presenteada a eles por um erro no pit stop da Mercedes.

Perguntado se a Aston Martin está enfraquecida por ser uma equipe cliente, Vettel disse: “Não estou preocupado com isso. Acho que seus medos são da velha guarda. O mundo seguiu em frente. No passado, talvez você estivesse certo. Em alguns casos, isso ainda pode estar presente, mas em outros casos há muito tempo que não.”

“Com uma empresa como a Mercedes, podemos confiar que você terá um tratamento muito justo e se você for mais rápido você poderá vencê-los.”

“Eu acho que esse tipo de mentalidade de pensar que há uma desvantagem está muito desatualizada como princípio. Eu vejo de onde isso está vindo, mas eu não estou preocupado.”

“Acho que se estivermos muito perto da Mercedes, essa é uma conquista muito boa, então será a última coisa com que me preocuparei.”

Vettel está se sentindo positivo em trabalhar com UP da Mercedes pela primeira vez.

“A UP Mercedes é supostamente a mais forte do grid e será minha primeira vez com a Mercedes na Fórmula 1”, acrescentou o tetracampeão mundial. “Estou ansioso para ver como ela funciona.”

“Nós da Aston Martin obviamente não estamos no comando do motor e seu desenvolvimento, mas podemos nos beneficiar de parceiros tão fortes, para que possamos continuar com o carro e só nos preocupar com isso. Eu acho que nós temos um monte de coisas para fazer nessa frente.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.