F1 – Vettel celebra grande resultado

domingo, 26 de maio de 2019 às 14:32

O P2 no GP de Monaco de 2019 foi um bom dia para Sebastian Vettel, especialmente depois de um dia bastante tórrido para a Ferrari no sábado.

O quatro vezes campeão mundial bateu no treino final e, em seguida, lutou para se familiarizar com o carro reconstruído na classificação. Ele cavou fundo para chegar ao Q3 e pegar o quarto lugar na grelha.

No domingo, ele conseguiu converter isso em um P2, atrás do vencedor Lewis Hamilton, em parte graças a um furo lento de pneu de Valtteri Bottas e a uma penalidade por lançamento inseguro na pista dos boxes para Max Verstappen, da Red Bull.

“Obviamente, um grande resultado para nós e para a equipe”, reconheceu Vettel após o final.

“Mas sabemos que temos muito trabalho a fazer. Sabemos que ainda não somos suficientemente rápidos em comparação com esses caras”, acrescentou ele, referindo-se à Mercedes.

Domingo foi um daqueles dias em que os eventos moldaram o resultado da corrida, em vez de ritmo e desempenho brutos – e, desta vez, funcionou a favor da Ferrari.

“Foi obviamente uma corrida difícil de gerir. Em Monaco, algo sempre pode acontecer e hoje algo aconteceu.”

A primeira oportunidade que veio para Vettel foi ironicamente quando seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, tocou a barreira na Rascasse e estourou seu pneu traseiro direito, que danificou o assoalho do SF90.

Por causa dos detritos que resultaram do acidente de Leclerc, um carro de segurança foi implantado. Os líderes – incluindo Vettel – aproveitaram a oportunidade para um pit stop ‘livre’.

Embora Vettel não tenha conseguido ganhar nenhuma posição na época, ele viu o confronto entre Bottas e Verstappen à frente, o que forçou Bottas a voltar à pista dos boxes para um novo conjunto de pneus e levou Vettel para o terceiro lugar.

“Acho que tivemos uma boa parada, mas Max deve ter tido uma parada incrível”, observou Vettel. “Obviamente, eles se tocaram no pitlane.”

“Eu pensei que poderia haver uma boa chance para eu aproveitar o furo de pneu de Valtteri, o que foi uma pena para ele.”

“A partir daí, tentamos ficar lá, para pressionar”, continuou ele, dizendo que garantir que seus pneus não se degradassem durante o restante da corrida tinha sido crucial.

“Eu acho que Lewis e Max estavam em uma posição pior gerenciando os pneus”, ele sugeriu. “Os meus apenas não estavam esquentando, então foi realmente um pouco complicado.”

Vettel raramente parecia perto o suficiente para desafiar Hamilton e Verstappen em posição de pista. Mas ele também sabia que não precisava.

“Obviamente, com a punição de Max depois disso, tentamos ficar sempre ao alcance”, disse ele. “Lutei um pouco no final da corrida – lutei com os pneus traseiros”.

Vettel disse que Hamilton mereceu a vitória por ter uma difícil segunda metade da corrida sob incrível pressão de Verstappen. “Hoje é, obviamente, sobre o vencedor, então parabéns para Lewis.”

Mas ele acrescentou que o dia havia sido mais do que simplesmente quem venceu.

“Foi ainda mais sobre Niki. Ele ficaria feliz hoje”, disse ele, referindo-se ao líder inspirador da Mercedes, Niki Lauda, ​​que faleceu na segunda-feira aos 70 anos.

“Acho que ele sempre estará por perto”, acrescentou Vettel. “Definitivamente vamos sentir a falta dele. Acho que ele foi um ícone no passado e será no futuro. Então, meus pensamentos estão com a família dele e com ele.”

Como os outros pilotos que participaram da corrida de hoje, Vettel ostentou um boné vermelho com o nome de Niki. Ele também usava uma réplica do capacete de Lauda na corrida para homenagear o tricampeão mundial.

 

[the_ad id=”237860″]

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.