F1 – Vettel: “Buraco” de downforce pode ter causado rodadas “estranhas”

sexta-feira, 26 de outubro de 2018 às 10:25

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel acredita que o “buraco” de downforce deixado pelos carros dos rivais nas batalhas pode ter contribuído para sua série de rodadas “estranhas” neste ano.

As esperanças do piloto da Ferrari no campeonato mundial praticamente desapareceram após vários incidentes em corridas recentes onde ele levou a pior em disputas roda a roda.

Ele rodou na Itália após um toque com Lewis Hamilton, no Japão enquanto tentava ultrapassar Max Verstappen e nos Estados Unidos depois de perder o controle em uma batalha com Daniel Ricciardo na primeira volta.

A natureza similar dos três incidentes, com Vettel sempre rodando apesar de estar por dentro, deu origem a teorias de que talvez haja uma explicação técnica para o alemão ter enfrentado tantos problemas.

Falando antes do GP do México, Vettel sugeriu que o fato da Ferrari perder muito downforce quando está por dentro de outro carro pode ser parte da resposta.

“Talvez eu precise tentar por fora da próxima vez, talvez eu não rode”, disse Vettel ao ser questionado sobre a similaridade de todas as suas rodadas. “Obviamente, você quer ficar por dentro da curva, isso não muda. Mas eu não sei”.

“Quanto mais perto você está de outro carro, mais perde downforce, e todas as rodadas que tive foram bastante estranhas porque eu não poderia ter feito quase nada diferente. Não foram casos de entrar tão rápido que eu teria rodado sozinho naquela velocidade, de maneira nenhuma”.

“Portanto, creio que deve haver algum tipo de buraco ou algo quando se está por dentro de um carro naquela posição. Nas três ocasiões, eu não estava claramente à frente, lado a lado na melhor das hipóteses. Então, como eu disse, talvez eu tente por fora da próxima vez”.

Vettel admitiu que a sequência de incidentes o deixou preocupado em evitar uma repetição quando estiver roda a roda com outros carros.

“O principal é que, fundamentalmente, eu não tentei fazer nada estúpido”, insistiu ele. “Não fui cabeça-dura tentando fazer uma coisa que nunca teria funcionado”.

“Obviamente, agora aconteceu algumas vezes demais. Então, da próxima vez que houver um espaço, eu não deixarei de tentar, mas com certeza manter o carro na direção certa estará no fundo da minha mente”.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP do México de Formula 1 no próximo domingo!

[the_ad id=”237860″]

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.