F1 – Vettel aliviado por não ter sido o culpado pelo furo de pneu em Abu Dhabi

sexta-feira, 25 de novembro de 2011 às 10:56

F111-vettel-abu-dhabi-pneu-furado350Sebastian Vettel disse que o fato de o furo de pneu que o tirou do GP de Abu Dhabi não ter sido sua culpa é um consolo – apesar de a Red Bull ainda não saber qual foi a causa exata.

Mesmo havendo uma suspeita crescente de que os gases de escape direcionados para os pneus superaqueceram a borracha e causaram uma falha, tanto a equipe quanto o piloto afirmaram que não sabem ao certo o que aconteceu.

Falando no Brasil na quinta-feira, Vettel declarou: “Acho que nunca descobriremos 100 por cento o que aconteceu. Mas creio que é importante entender que eu não fiz nada de errado”.

“Nunca descobriremos o que ocorreu na última corrida, mas não passamos por nenhum destroço. Não havia nada que eu pudesse ter feito diferente. Não gosto da palavra sorte, mas não havia nada que eu poderia ter feito de maneira diferente para impedir o problema”.

“Logo depois da prova, aprendemos um pouco mais. Eu caminhei pela pista e não consegui encontrar nada. Não havia nenhum problema na curva 1. Muitos pilotos estavam usando traçados diferentes. A Pirelli fez sua pesquisa e não conseguiu encontrar nada de errado em particular. E isso foi importante”.

“Claramente, não foi um furo pequeno, pois a falha teria sido mais lenta, e eu perdi completamente o controle na curva 2. Em três anos, não houve nenhum problema lá nos testes, e foi importante descobrir isso. Eu não tive chance de controlar o carro devido ao esvaziamento repentino, e foi o fim”.

Em meio à teoria sobre os gases de escape terem provocado a falha, com fontes sugerindo que a equipe vem usando apenas o “sopro quente” nas corridas desde o GP da Coreia, o chefe da Red Bull, Christian Horner, revelou que houve uma tentativa de replicar a falha durante os testes em Abu Dhabi na semana passada, mas ela fracassou.

“Acredito que é um tipo de falha que provavelmente nunca será conhecida”, disse ele ao site Autosport. “Foi um pedaço de destroço ou outra coisa? Obviamente, nós tentamos replicar o que aconteceu no teste sem o mesmo resultado, mas trabalhamos duro com os engenheiros da Pirelli para tentar entender. É um desses casos onde é difícil obter uma resposta clara”.

Ao ser questionado sobre a teoria do escapamento é a causa mais provável, Horner disse: “É impossível dizer. Tudo o que podemos dizer é que houve um esvaziamento repentino quando ele saiu da zebra na curva 1. Haverá muitas teorias e especulações, mas não há nenhuma prova para qualquer uma delas”.

LS – www.autoracing.com.br 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.