F1 – Verstappen ultrapassa Hamilton e vence na França

domingo, 20 de junho de 2021 às 11:35

Max Verstappen e Lewis Hamilton

Max Verstappen fez um pit-stop a mais e ultrapassou seu rival Lewis Hamilton na penúltima volta para vencer o GP da França.

A Red Bull repetiu a estratégia bem sucedida da Mercedes com Hamilton em Barcelona, permitindo que Verstappen conquistasse sua terceira vitória na temporada 2021 e ampliasse sua vantagem na liderança do campeonato.

Na batalha dos segundos pilotos, Sergio Perez tirou o terceiro lugar e o pódio de Valtteri Bottas nas últimas voltas.

Largando na pole, Verstappen arrancou bem e manteve a ponta, mas uma saída de traseira na primeira curva o fez ir para a área de escape e perder a liderança para Hamilton. O piloto da Mercedes manteve uma vantagem de aproximadamente dois segundos nas voltas iniciais.

Charles Leclerc foi o primeiro a parar e tirou proveito dos pneus novos para superar seu companheiro de equipe Carlos Sainz e Daniel Ricciardo, ganhando várias colocações.

Com Leclerc demonstrando como o undercut funcionava bem, a Mercedes chamou Bottas na tentativa de colocá-lo à frente de Verstappen. A Red Bull reagiu imediatamente e Verstappen fez sua troca para pneus duros na volta seguinte.

A Mercedes decidiu manter Hamilton na pista por mais uma volta, acreditando que ele tinha uma vantagem suficiente para retornar à frente de Verstappen. No entanto, quando o britânico parou duas voltas depois, ele ficou chocado na saída do pitlane ao ver o holandês passar.

Hamilton tentou pressionar Verstappen ao máximo, mas não conseguiu se aproximar o suficiente para tentar uma manobra de ultrapassagem.

Com todos os principais pilotos expressando preocupações com a durabilidade de seus pneus duros, a Red Bull tomou a decisão agressiva de chamar Verstappen para uma segunda troca para pneus médios a 20 voltas do final.

A Mercedes optou por não reagir e Verstappen começou a tirar gradualmente a diferença para Hamilton. Perez facilitou a ultrapassagem de seu companheiro de equipe, enquanto Bottas não pôde se defender quando Verstappen tomou seu segundo lugar antes da curva Signes.

Restando duas voltas, Verstappen entrou na zona do DRS de seu rival quando eles entraram na reta Mistral e ultrapassou sem dificuldades. Hamilton não teve reação com seus pneus desgastados e foi forçado a assistir Verstappen recebendo a bandeira quadriculada pela terceira vez na temporada.

Perez chegou em terceiro, mas pareceu ter excedido os limites de pista quando passou Bottas na curva Signes nas últimas voltas. Ele foi investigado pelos comissários e inocentado.

Lando Norris (McLaren) foi o quinto após mais uma boa atuação, à frente de seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo. Pierre Gasly (Alpha Tauri), Fernando Alonso (Alpine) e a dupla da Aston Martin completaram a zona de pontuação.

A Ferrari teve um domingo desastroso, com Sainz e Leclerc despencando para 11º e 16º, respectivamente.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Max Verstappen Red Bull Honda 53 1:27:25.770
2 Lewis Hamilton Mercedes 53 +2.904s
3 Sergio Perez Red Bull Honda 53 +8.811s
4 Valtteri Bottas Mercedes 53 +14.618s
5 Lando Norris McLaren Mercedes 53 +64.032s
6 Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 53 +75.857s
7 Pierre Gasly Alpha Tauri Honda 53 +76.596s
8 Fernando Alonso Alpine Renault 53 +77.695s
9 Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 53 +79.666s
10 Lance Stroll Aston Martin Mercedes 53 +91.946s
11 Carlos Sainz Ferrari 53 +99.337s
12 George Russell Williams Mercedes 52 1 volta
13 Yuki Tsunoda Alpha Tauri Honda 52 1 volta
14 Esteban Ocon Alpine Renault 52 1 volta
15 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 52 1 volta
16 Charles Leclerc Ferrari 52 1 volta
17 Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 52 1 volta
18 Nicholas Latifi Williams Mercedes 52 1 volta
19 Mick Schumacher Haas Ferrari 52 1 volta
20 Nikita Mazepin Haas Ferrari 52 1 volta

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.