F1 – Velocidade da Sauber vem chamando a atenção em 2012

quarta-feira, 4 de abril de 2012 às 12:35

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A vitória de Fernando Alonso foi uma surpresa, mas o nome de outra equipe está sendo mais comentado no paddock após a Malásia – Sauber.

“Apenas uma equipe conseguiu fazer tempos de volta consistentemente bons com todos os pneus e em todas as condições, e foi a Sauber”, confirmou Martin Whitmarsh, cuja equipe McLaren havia viajado para Sepang com o carro mais rápido.

Falando à revista alemã Auto Motor und Sport, o chefe da Red Bull, Christian Horner, concordou: “Eles (Sauber) de alguma maneira conseguiram fazer todos os pneus funcionarem perfeitamente, o que é a chave para o sucesso no momento. A janela operacional é tão pequena que é muito fácil não estar dentro dela”.

E Fernando Alonso, cuja vitória em Sepang só foi assegurada por um erro de Sergio Perez no final da prova, admitiu: “Sem dúvida nenhuma, eles estavam mais rápidos do que nós”.

Alguns acreditam que foram apenas as condições meteorológicas caóticas da Malásia que promoveram o C31 ao topo da ordem, mas a Sauber também foi veloz na Austrália. “Nossos carros foram severamente danificados na largada (em Melbourne)”, explicou Matt Morris, projetista chefe. “Na dianteira com Perez e na traseira com Kobayashi”. Mesmo assim, ambos terminaram entre os oito primeiros.

“A corrida na Malásia mostrou muito claramente a velocidade do nosso carro”, insistiu Peter Sauber, escrevendo no jornal Blick. “Depois de duas pistas bem diferentes, agora temos a garantia de que o C31 é um sucesso”.

A próxima questão é precisamente como a pequena organização baseada em Hinwill pôde construir um dos melhores carros. Uma possível resposta é o fim da era do difusor soprado, e o fato de que a solução da Sauber para 2012 já foi copiada pela Red Bull, que dominou as últimas temporadas. A Autosprint da Itália alega que a Ferrari é a próxima, sugerindo que o F2012 atualizado poderá ser chamado de “Ferrauber”.

Referindo-se à restrição dos escapamentos da FIA, Morris admitiu: “Tivemos de abrir mão de menos do que os nossos oponentes”. Peter Sauber acrescentou: “Quando vi que a Red Bull havia escolhido um caminho similar ao nosso, tive a certeza que estávamos certos”.

Um dos truques no C31 é o uso inteligente da brecha que permite uma abertura na frente do carro para resfriamento do piloto. “Não é algo que faz a diferença, mas nos rende algum tempo”, insiste Morris. E a Autosprint relatou que outro “truque” da Sauber fica na frente das rodas traseiras, explorando outra “zona cinzenta” no regulamento.

LS – www.autoracing.com.br 

 

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