F1 – Velocidade da Sauber vem chamando a atenção em 2012
quarta-feira, 4 de abril de 2012 às 12:35
A vitória de Fernando Alonso foi uma surpresa, mas o nome de outra equipe está sendo mais comentado no paddock após a Malásia – Sauber.
“Apenas uma equipe conseguiu fazer tempos de volta consistentemente bons com todos os pneus e em todas as condições, e foi a Sauber”, confirmou Martin Whitmarsh, cuja equipe McLaren havia viajado para Sepang com o carro mais rápido.
Falando à revista alemã Auto Motor und Sport, o chefe da Red Bull, Christian Horner, concordou: “Eles (Sauber) de alguma maneira conseguiram fazer todos os pneus funcionarem perfeitamente, o que é a chave para o sucesso no momento. A janela operacional é tão pequena que é muito fácil não estar dentro dela”.
E Fernando Alonso, cuja vitória em Sepang só foi assegurada por um erro de Sergio Perez no final da prova, admitiu: “Sem dúvida nenhuma, eles estavam mais rápidos do que nós”.
Alguns acreditam que foram apenas as condições meteorológicas caóticas da Malásia que promoveram o C31 ao topo da ordem, mas a Sauber também foi veloz na Austrália. “Nossos carros foram severamente danificados na largada (em Melbourne)”, explicou Matt Morris, projetista chefe. “Na dianteira com Perez e na traseira com Kobayashi”. Mesmo assim, ambos terminaram entre os oito primeiros.
“A corrida na Malásia mostrou muito claramente a velocidade do nosso carro”, insistiu Peter Sauber, escrevendo no jornal Blick. “Depois de duas pistas bem diferentes, agora temos a garantia de que o C31 é um sucesso”.
A próxima questão é precisamente como a pequena organização baseada em Hinwill pôde construir um dos melhores carros. Uma possível resposta é o fim da era do difusor soprado, e o fato de que a solução da Sauber para 2012 já foi copiada pela Red Bull, que dominou as últimas temporadas. A Autosprint da Itália alega que a Ferrari é a próxima, sugerindo que o F2012 atualizado poderá ser chamado de “Ferrauber”.
Referindo-se à restrição dos escapamentos da FIA, Morris admitiu: “Tivemos de abrir mão de menos do que os nossos oponentes”. Peter Sauber acrescentou: “Quando vi que a Red Bull havia escolhido um caminho similar ao nosso, tive a certeza que estávamos certos”.
Um dos truques no C31 é o uso inteligente da brecha que permite uma abertura na frente do carro para resfriamento do piloto. “Não é algo que faz a diferença, mas nos rende algum tempo”, insiste Morris. E a Autosprint relatou que outro “truque” da Sauber fica na frente das rodas traseiras, explorando outra “zona cinzenta” no regulamento.
autoracing, c31, carro, chefe, copia, equipe, f1, ferrari, matt morris, noticias, peter sauber, projetista, proprietario, red bull, sauber, surpresa, velocidade
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.