F1 – Veja a sinfonia de Senna bombando um V-12 aspirado (vídeo)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021 às 15:17

Ayrton Senna – Kayalami 1992

Em 1992, a McLaren viu o início do fim de seu reinado como a força dominante na Fórmula 1. O MP4 / 6 da equipe, movido por uma Honda V-12 e pilotado por Ayrton Senna, foi campeão em 1991, mas estava bem atrás da Williams-Renault muito melhorada com suspensão ativa quando voltou para as duas primeiras corridas da temporada seguinte. Senna usou seu talento inigualável para se classificar em segundo no grid para o GP da África do Sul de 1992, a primeira corrida da temporada.

Este vídeo on-board do início da corrida, parte de uma série de remasterizações de 60 FPS compartilhada por Liam Freeman, mostra o que acontece quando um dos maiores pilotos de todos os tempos está ao volante de um carro de corrida icônico que não é realmente rápido o suficiente para vencer uma corrida. Senna largou em P2, mas logo caiu para terceiro atrás da dupla da Williams Nigel Mansell e Riccardo Patrese . O Honda V-12 parece incrível, mas a McLaren claramente luta por velocidade contra a concorrência com motor Renault, e Senna pode fazer pouco mais do que pressionar Patrese e esperar que algo aconteça.

Mesmo com o motor sendo aspirado, Senna ainda mantém sua exclusiva técnica de ficar continuamente bombando o acelerador durante as curvas para manter o giro do motor alto na melhor faixa de torque possível para ter a força máxima do motor nas reacelerações em saídas de curva. Como dito no último Podcast Loucos por Automobilismo pelo editor chefe do Autoracing, Adauto Silva, Senna desenvolveu essa técnica na época dos motores turbo para anular ou minimizar o enorme turbo lag que os carros de então tinham.

Senna terminaria essa corrida em P3 e a McLaren apresentaria um novo carro duas corridas depois. Aquele MP4 / 7A, ainda com potência Honda, nas mãos do grande campeão seria rápido o suficiente para vencer cinco corridas, mas a Williams já havia dado um salto que a McLaren não poderia igualar. A Honda encerrou seu programa de Fórmula 1 no final da temporada de 1992 e Ayrton Senna deixou o programa um ano depois. A empresa iria se reunir brevemente com a Honda e nomear um carro com o nome do próprio Senna, mas um McLaren de corrida nunca teria motor V-12, transmissão manual ou seu piloto mais famoso novamente.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.