F1 – Veja a descrição de uma volta em Istambul

sábado, 7 de maio de 2011 às 9:51

Confira abaixo a descrição de uma volta no Istambul Park, palco do GP da Turquia de F1. O narrador é Alexander Wurz

“Istambul Park é uma pista desafiadora do ponto de vista de acerto do carro, por causa das variações da velocidade das curvas e dos níveis de aderência. Existem algumas mudanças de direção muito rápidas no início da volta, então uma reta longa e mais trechos de baixa no final, o que exige um compromisso no acerto. O asfalto também muda muito ao longo da volta: ele é bastante escorregadio no último setor, mas você tem muita aderência no primeiro setor”.

“As pessoas falam muito sobre a longa curva 8. Para mim, é simplesmente uma curva cheia de ondulações e que mata o pescoço. Não é um lugar onde andar feito um louco lhe dá muito tempo de volta, como nunca é o caso em curvas rápidas. Nossa velocidade mínima na tangente é de cerca de 250 km/h (155 mph) e, se você faz a curva certa, a maior recompensa que tem é mostrar os dados ao seu engenheiro. O outro lado de ir forte demais aqui é que você pode destruir seu pneu dianteiro direito quando está fazendo um trecho longo”.

“Para mim, o maior desafio da Turquia – além do tráfego para se deslocar de Istambul – é a segunda seção da volta. As últimas três curvas são muito lentas, todas de cerca de 80 km/h (50 mph), em segunda marcha, e estão todas interligadas. Se você fizer o menor erro na frenagem da antepenúltima curva, sua posição na pista para todo o conjunto fica errada e isso pode afetar sua velocidade quando você acelera par a linha de chegada. Você também precisa ser disciplinado, porque é muito fácil forçar a pilotagem demais”.

EB – www.autoracing.com.br

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