F1 – Vantagem para Honda e Ferrari: motor Renault não será melhorado em 2021

sábado, 6 de março de 2021 às 9:45

Pat Fry – Renault

Tal como a Mercedes, a Alpine não quer revelar em que áreas do carro serão usadas as suas fichas de atualização. Segundo Pat Fry, seria altamente insensato anunciar isto numa apresentação de equipe semanas antes do início da temporada. Além disso, o motor de 2021 será semelhante ao da temporada passada.

“É uma questão de princípio, nunca se diz nada”, disse Fry ao AS. Para o jornal espanhol, o engenheiro de 56 anos de idade não quer entrar em pormenores. “Eu próprio vejo algo noutro carro, testo no túnel de vento em dois dias e tenho no meu carro dentro de uma semana”.

A única grande alteração de regra na Fórmula 1 nesta temporada é a mudança do assoalho. Como resultado, algumas coisas mudaram em termos de aerodinâmica.

“Ainda não recuperamos todo o downforce perdido com os novos regulamentos, mas existem soluções a serem testadas”, explicou Fry. Isto irá sem dúvida acontecer durante os testes de pré-temporada na próxima semana.

Enquanto a Ferrari e a Honda começarão a temporada com uma unidade de potência consideravelmente melhorada, a Alpine não o fará. O motor Renault só receberá uma grande atualização em 2022, quando as novas regras para a Fórmula 1 forem introduzidas.

Por que esta decisão foi tomada? “Tivemos que tomar a decisão no ano passado, durante a pausa (da pandemia), e uma vez tomada a decisão, não se pode desviar dela”, explicou o chefe de motor Remi Taffin.

Mas secretamente, a Alpine tem alguns arrependimentos sobre a sua decisão. Taffin: “Reconheço que podíamos ter conseguido, teria preferido ter o motor de 2022 em 2021”.

Durante a temporada haverá alguns acertos na unidade de potência. Isto permitirá aumentar a confiabilidade e também é possível alguma potência extra. No entanto, isto não será na mesma medida que Ferrari e Honda.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.