F1 – Ultrapassagens podem aumentar em 50% em alguns GPs de 2019

sexta-feira, 5 de abril de 2019 às 9:11

GP do Bahrain

As simulações realizadas para avaliar o impacto das novas regras aerodinâmicas da Fórmula 1 em 2019 indicaram que as ultrapassagens poderiam aumentar em até 50% em alguns GPs deste ano.

Asa dianteira, bargeboards e dutos de freio mais simples, além de uma asa traseira mais larga e simples, foram introduzidos nesta temporada visando facilitar que os carros sigam uns aos outros de perto.

Os pilotos tiveram dúvidas se isso havia feito muita diferença após a abertura da temporada na Austrália, mas pareceram mais encorajados no Bahrain – um circuito mais tradicional onde uma terceira zona do DRS também foi adicionada.

Nikolas Tombazis, chefe técnico de monopostos da FIA, revelou que simulações de carros seguindo uns aos outros em corridas de 2018 utilizando as regras aerodinâmicas deste ano foram mais encorajadoras dependendo da pista.

“Nós não estávamos esperando uma diferença enorme na Austrália, uma pista onde ultrapassar é difícil de qualquer modo”, disse Tombazis em uma entrevista antes do GP do Bahrain, publicada na mais recente edição da revista Auto da FIA.

“Algumas simulações estavam mostrando um aumento superior a 10% das ultrapassagens, assumindo uma evolução similar de uma corrida, é claro. Em outras provas, as mesmas simulações preveem um aumento mais considerável, possivelmente acima de 50%”.

“Esse é o retorno que tivemos até agora, mas só ficará realmente mais claro conforme a temporada progredir. Não esperávamos milagres na Austrália, mas sim um passo na direção certa no que diz respeito à aerodinâmica”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.