F1 – Última etapa valerá pontuação em dobro em 2014

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013 às 17:45

Fórmula 1

A F1 premiará com o dobro de pontos a sua corrida final da temporada de 2014 – que será em Abu Dhabi -, num esforço para manter as disputas pelo campeonato abertas por mais tempo.

A medida foi aprovada pelo Grupo de Estratégia e pela Comissão de Formula 1 numa reunião em Paris nesta segunda-feira.

Esta medida passa a vigorar automaticamente como parte dos regulamentos, já que o Conselho Mundial do Esporte da FIA concordou, na semana passada, em conceder ao Grupo de Estratégia e à Comissão de F1 poderes para alterarem regras.

Um comunicado da FIA disse que a mudança havia sido acordada “a fim de maximizar o foco no campeonato até sua última etapa”.

Ela se aplica aos campeonatos de pilotos e de construtores, e significa que o vencedor do GP final do próximo ano vai ter 50 pontos, com 36 para o segundo lugar e assim por diante até o décimo lugar.

Se o sistema estivesse em vigor nos últimos anos, teria alterado os resultados dos campeonatos de 2012 e de 2008.

Sebastian Vettel e Lewis Hamilton venceram os títulos, respectivamente, com um número mínimo de pontos, mas suficientes para ficar à frente dos rivais Fernando Alonso e Felipe Massa.

Mas com o novo sistema, o segundo lugar de Alonso em Interlagos no ano passado teria lhe dado pontos suficientes para ultrapassar Vettel, enquanto em 2008 a vitória de Massa no GP do Brasil teria tirado de Hamilton o campeonato naquela ocasião.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.