F1 – Turquia substitui Canadá novamente no calendário

quarta-feira, 28 de abril de 2021 às 18:32

Hamilton vence Turquia 2020

Assim como já tinha sido adiantado na semana passada no Podcast Loucos por Automobilismo, foi confirmado oficialmente que a Turquia substituirá o Canadá no calendário da Fórmula 1 deste ano, depois que a corrida de 13 de junho em Montreal foi cancelada pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia de COVID-19.

A Fórmula 1 disse que estendeu o contrato de Montreal por dois anos para levar em consideração os cancelamentos, garantindo a corrida até 2031.

A corrida foi agendada para o circuito Gilles Villeneuve no fim de semana depois do GP do Azerbaijão e o circuito de Istambul da Turquia será logisticamente conveniente para o frete aéreo vindo de Baku.

A corrida turca voltou no ano passado pela primeira vez desde 2011 e também em curto prazo para reforçar um calendário devastado pela pandemia.

Vural Ak, presidente da operadora do circuito de Istambul, disse que os espectadores serão bem-vindos e espera que a corrida leve a um acordo de longo prazo.

“Temos um dos circuitos mais emocionantes do mundo, realmente queremos que o nosso povo e nossos convidados estrangeiros também façam parte dessa emoção”, disse ele.

“Graças às medidas pandêmicas e aos esforços que nosso estado realizou, planejamos colocar os ingressos à venda o mais rápido possível.”

Não houve corridas nas Américas ou no Extremo Oriente no ano passado, com a temporada reduzida a 17 GPs realizados somente na Europa e no Oriente Médio e alguns circuitos com mais de um GP.

Bolha da Fórmula 1
A F1 operou em uma bolha desde a pandemia, com equipes e funcionários regularmente testados e muitos agora vacinados, enquanto a maioria das corridas foi realizada a portas fechadas, e tem como objetivo 23 GPs neste ano.

Mais de 78.000 testes de COVID-19 realizados na última temporada produziram 78 resultados positivos e houve 14 de mais de 12.000 até agora este ano.

O esporte esperava visitar o Canadá sem uma quarentena obrigatória de 14 dias, mas uma terceira onda do vírus frustrou esses planos.

“Quero agradecer ao promotor e às autoridades canadenses por todos os esforços realizados nas últimas semanas, mas a situação das viagens impossibilitou nossos planos”, disse o CEO da F1, Stefano Domenicali.

“Eu também quero agradecer ao promotor e às autoridades na Turquia por sua vontade contínua de sediar uma corrida de Fórmula 1 que mostra o grande interesse em nosso esporte e a esperança de muitos locais em ter um GP.”

O molhado e escorregadio GP do ano passado em Istanbul Park foi realizado em novembro e produziu dois dos destaques da temporada, a primeira pole-position de Lance Stroll e Lewis Hamilton da Mercedes conquistando seu recorde de sete títulos mundiais.

A Fórmula 1 disse que trabalharia com o promotor canadense para reembolsar ou transferir as passagens.

A corrida é o segundo cancelamento do ano, depois da China, enquanto a Austrália mudou de março para novembro. As próximas duas corridas em Portugal, este fim de semana, e na Espanha serão realizadas sem espectadores.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.