F1 – Turquia 2010: Red Bulls batem e dão vitória de presente a Hamilton

domingo, 8 de maio de 2011 às 9:50

f110-hamilton-s-350Lewis Hamilton conquistou sua primeira vitória na temporada depois de receber um “presente” dos pilotos da Red Bull, que bateram enquanto disputavam a liderança. Jenson Button completou a dobradinha da McLaren, com Mark Webber ainda conseguindo salvar um pódio em terceiro.

O australiano vinha na liderança até a tentativa de ultrapassagem de Sebastian Vettel na 40ª volta, quando os dois se tocaram na freada da curva 12. O alemão teve seu pneu traseiro direito estourado, rodou em alta velocidade e abandonou.

Michael Schumacher (Mercedes) repetiu seu melhor resultado do ano até agora com o quarto lugar, à frente de seu companheiro de equipe Nico Rosberg. Robert Kubica (Renault) chegou em sexto, seguido por Felipe Massa e Fernando Alonso, da Ferrari, Adrian Sutil (Force India) e Kamui Kobayashi (Sauber).

Como nas duas últimas corridas, Webber largou muito bem e manteve a ponta. Vettel também saiu forte e ultrapassou Hamilton antes da primeira curva, mas o inglês deu o troco com uma bela manobra duas curvas depois e começou a pressionar bastante o australiano. Schumacher ganhou o quarto lugar de Button, mas não conseguiu segurar a McLaren com sua vantagem de velocidade na longa reta antes da curva 12.

Nico Hulkenberg (Williams) entrou nos boxes logo na primeira volta, assim como Sebastien Buemi (Toro Rosso), com o pneu traseiro direito furado, provavelmente resultado de um toque entre ambos.

O companheiro de Hulkenberg na Williams, Rubens Barrichello, e Kobayashi foram os primeiros a fazer pit-stops programados na 11ª volta. Alonso, que permanecia em um discreto 12º lugar, parou na 12ª, seguido por Pedro de la Rosa (Sauber), Vitaly Petrov (Renault) e Adrian Sutil (Force India) na 13ª. Massa e Kubica foram os próximos, com o polonês se mantendo à frente do brasileiro. Na volta 15, foi a vez de Schumacher entrar.

Webber e Hamilton pararam juntos na 16ª volta, mas a McLaren não fez um bom trabalho e o inglês perdeu a segunda colocação para Vettel. Button foi o último entre os líderes a trocar pneus, na volta 17, e voltou logo atrás dos três primeiros. Na passagem seguinte, Hamilton tentou ultrapassar Vettel por fora na reta que precede a curva 12, mas o alemão manteve a linha interna e se defendeu bem.

O lance decisivo da prova ocorreu na volta 40, quando Vettel tentou ultrapassar Webber por dentro na mesma reta e atingiu seu companheiro, com sua roda traseira direita batendo na asa dianteira da outra Red Bull. O alemão abandonou imediatamente, enquanto o australiano teve de entrar nos boxes para trocar o bico, mas ainda manteve o terceiro posto.

Nove voltas depois, mais uma disputa entre companheiros de equipe pelo primeiro lugar, com um duelo espetacular entre Hamilton e Button. O atual campeão mundial chegou a assumir a ponta na sequência final de curvas, mas tomou o troco na freada da curva 1. Provavelmente temendo uma repetição do que aconteceu com a Red Bull, a McLaren aparentemente deu ordem para seus pilotos manterem as posições. Daí para frente, ambos seguiram tranquilos rumo à bandeirada.

Contudo, as disputas acirradas continuaram mais atrás. Alonso vinha pressionando Petrov há algum tempo e finalmente conseguiu a ultrapassagem na 55ª volta, mas houve um leve toque entre os dois, suficiente para furar o pneu dianteiro direito do russo. Ele foi obrigado a entrar nos boxes para fazer a troca e terminou em 15º, uma volta atrás. O espanhol não teve problemas e garantiu o oitavo lugar.

Classificação da prova:

|^Pos.    ^Piloto        ^Equipe            ^Tempo
1.    Hamilton    McLaren-Mercedes    1h28:47.620
2.    Button        McLaren-Mercedes    a 2.645
3.    Webber        Red Bull-Renault    a 24.285
4.    Schumacher    Mercedes        a 31.110
5.    Rosberg    Mercedes        a 32.266
6.    Kubica        Renault            a 32.824
7.    Massa        Ferrari            a 36.635
8.    Alonso        Ferrari            a 46.544
9.    Sutil        Force India-Mercedes    a 49.029
10.    Kobayashi    Sauber-Ferrari        a 1:05.650
11.    De la Rosa    Sauber-Ferrari        a 1:05.944
12.    Alguersuari    Toro Rosso-Ferrari    a 1:07.800
13.    Liuzzi        Force India-Mercedes    a 1 volta
14.    Barrichello    Williams-Cosworth    a 1 volta
15.    Petrov        Renault            a 1 volta
16.    Buemi        Toro Rosso-Ferrari    a 1 volta
17.    Hulkenberg    Williams-Cosworth    a 1 volta
18.    Glock        Virgin-Cosworth        a 2 voltas
19.    Di Grassi    Virgin-Cosworth        a 3 voltas|

Abandonos

Chandhok –     HRT-Cosworth,                 53 voltas
Senna –        HRT-Cosworth,                 47 voltas
Vettel –       Red Bull-Renault,             40 voltas
Kovalainen –   Lotus-Cosworth,               34 voltas
Trulli –       Lotus-Cosworth,               33 voltas

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.