F1 – Turquia 2010: Red Bulls batem e dão vitória de presente a Hamilton
domingo, 8 de maio de 2011 às 9:50Lewis Hamilton conquistou sua primeira vitória na temporada depois de receber um “presente” dos pilotos da Red Bull, que bateram enquanto disputavam a liderança. Jenson Button completou a dobradinha da McLaren, com Mark Webber ainda conseguindo salvar um pódio em terceiro.
O australiano vinha na liderança até a tentativa de ultrapassagem de Sebastian Vettel na 40ª volta, quando os dois se tocaram na freada da curva 12. O alemão teve seu pneu traseiro direito estourado, rodou em alta velocidade e abandonou.
Michael Schumacher (Mercedes) repetiu seu melhor resultado do ano até agora com o quarto lugar, à frente de seu companheiro de equipe Nico Rosberg. Robert Kubica (Renault) chegou em sexto, seguido por Felipe Massa e Fernando Alonso, da Ferrari, Adrian Sutil (Force India) e Kamui Kobayashi (Sauber).
Como nas duas últimas corridas, Webber largou muito bem e manteve a ponta. Vettel também saiu forte e ultrapassou Hamilton antes da primeira curva, mas o inglês deu o troco com uma bela manobra duas curvas depois e começou a pressionar bastante o australiano. Schumacher ganhou o quarto lugar de Button, mas não conseguiu segurar a McLaren com sua vantagem de velocidade na longa reta antes da curva 12.
Nico Hulkenberg (Williams) entrou nos boxes logo na primeira volta, assim como Sebastien Buemi (Toro Rosso), com o pneu traseiro direito furado, provavelmente resultado de um toque entre ambos.
O companheiro de Hulkenberg na Williams, Rubens Barrichello, e Kobayashi foram os primeiros a fazer pit-stops programados na 11ª volta. Alonso, que permanecia em um discreto 12º lugar, parou na 12ª, seguido por Pedro de la Rosa (Sauber), Vitaly Petrov (Renault) e Adrian Sutil (Force India) na 13ª. Massa e Kubica foram os próximos, com o polonês se mantendo à frente do brasileiro. Na volta 15, foi a vez de Schumacher entrar.
Webber e Hamilton pararam juntos na 16ª volta, mas a McLaren não fez um bom trabalho e o inglês perdeu a segunda colocação para Vettel. Button foi o último entre os líderes a trocar pneus, na volta 17, e voltou logo atrás dos três primeiros. Na passagem seguinte, Hamilton tentou ultrapassar Vettel por fora na reta que precede a curva 12, mas o alemão manteve a linha interna e se defendeu bem.
O lance decisivo da prova ocorreu na volta 40, quando Vettel tentou ultrapassar Webber por dentro na mesma reta e atingiu seu companheiro, com sua roda traseira direita batendo na asa dianteira da outra Red Bull. O alemão abandonou imediatamente, enquanto o australiano teve de entrar nos boxes para trocar o bico, mas ainda manteve o terceiro posto.
Nove voltas depois, mais uma disputa entre companheiros de equipe pelo primeiro lugar, com um duelo espetacular entre Hamilton e Button. O atual campeão mundial chegou a assumir a ponta na sequência final de curvas, mas tomou o troco na freada da curva 1. Provavelmente temendo uma repetição do que aconteceu com a Red Bull, a McLaren aparentemente deu ordem para seus pilotos manterem as posições. Daí para frente, ambos seguiram tranquilos rumo à bandeirada.
Contudo, as disputas acirradas continuaram mais atrás. Alonso vinha pressionando Petrov há algum tempo e finalmente conseguiu a ultrapassagem na 55ª volta, mas houve um leve toque entre os dois, suficiente para furar o pneu dianteiro direito do russo. Ele foi obrigado a entrar nos boxes para fazer a troca e terminou em 15º, uma volta atrás. O espanhol não teve problemas e garantiu o oitavo lugar.
Classificação da prova:
|^Pos. ^Piloto ^Equipe ^Tempo
1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h28:47.620
2. Button McLaren-Mercedes a 2.645
3. Webber Red Bull-Renault a 24.285
4. Schumacher Mercedes a 31.110
5. Rosberg Mercedes a 32.266
6. Kubica Renault a 32.824
7. Massa Ferrari a 36.635
8. Alonso Ferrari a 46.544
9. Sutil Force India-Mercedes a 49.029
10. Kobayashi Sauber-Ferrari a 1:05.650
11. De la Rosa Sauber-Ferrari a 1:05.944
12. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari a 1:07.800
13. Liuzzi Force India-Mercedes a 1 volta
14. Barrichello Williams-Cosworth a 1 volta
15. Petrov Renault a 1 volta
16. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 1 volta
17. Hulkenberg Williams-Cosworth a 1 volta
18. Glock Virgin-Cosworth a 2 voltas
19. Di Grassi Virgin-Cosworth a 3 voltas|
Abandonos
Chandhok – HRT-Cosworth, 53 voltas
Senna – HRT-Cosworth, 47 voltas
Vettel – Red Bull-Renault, 40 voltas
Kovalainen – Lotus-Cosworth, 34 voltas
Trulli – Lotus-Cosworth, 33 voltas
autoracing, f1, noticias
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.