F1 – Tsunoda impressiona em seu primeiro teste num Fórmula 1

quarta-feira, 4 de novembro de 2020 às 16:06

Yuki Tsunoda

O protegido da Red Bull e da Honda completou os 300 km em direção à superlicença da F1 em condições de chuva e seco em Imola; Tsunoda, terceiro na classificação F2, está sendo avaliado para um possível assento na AlphaTauri na temporada de 2021 ao lado de Pierre Gasly

Foi a estreia do japonês Yuki Tsunoda ao volante de um carro de Fórmula 1.

O piloto da F2, que está em terceiro na tabela atualmente, completou um primeiro teste em Imola com o carro de 2018 da equipe hoje em meio a condições instáveis.

Tsunoda, 20, é membro do programa de jovens pilotos da Red Bull e também apoiado fortemente pela Honda, que fornece motores para AlphaTauri e Red Bull até o final do ano que vem.

O teste de Imola foi usado em parte para Tsunoda completar os 300km de corrida em um carro de F1 rumo à qualificação para uma superlicença, que ele devidamente acumulou.

“A sessão de hoje, minha primeira vez em um carro de Fórmula 1, foi muito divertida”, disse Tsunoda, que completou 350 km em piso seco e molhado no local da corrida de domingo passado.

“Foi um mundo totalmente diferente para o carro de F2 que estou correndo este ano, especialmente em termos de aumento de potência de motor e de frenagem. Não me preocupei com meus tempos de volta, apenas me concentrei em me acostumar com o carro de F1 e completando os 300 quilômetros. Estou feliz por ter conseguido.”

“Fiz muito treinamento físico para me preparar para isso, mas mesmo assim fiquei um pouco cansado no final do dia, mas muito feliz com a experiência.”

O chefe da equipe, Franz Tost, disse que o ritmo do piloto japonês com pneus secos foi “bastante impressionante”, acrescentando: “Em sua última corrida, ele fez uma simulação de corrida e foi muito consistente, o que é uma prova clara de que ele tinha tudo sob controle.”

A AlphaTauri não tinha confirmado nenhum outro treino para o restante desta temporada para Tsunoda, mas agora é possível.

Mas eles já disseram que o jovem de 20 anos estará no carro atual da equipe para o teste de jovens pilotos, que acontece depois do final da temporada em Abu Dhabi no próximo mês.

Quem está concorrendo ao segundo assento AlphaTauri?
Há um impulso em disputa para a segunda equipe da Red Bull na próxima temporada ao lado de Pierre Gasly, cujo contrato para 2021 foi confirmado na semana passada.

Daniil Kvyat, o russo de 26 anos, é o atual companheiro de equipe de Gasly, mas suas chances de ficar em 2021 parecem perdidas depois que Helmut Marko basicamente o descartou, logo após Kvyat ter tido seu melhor fim de semana da temporada em Imola no fim de semana passado, se classificando em P8 e terminando em P4.

Tsunoda é considerado o favorito para o assento, mas Alex Albon também pode entrar em contenção, se não mantiver sua posição na equipe sênior da Red Bull em 2021.

Falando sobre as chances de Tsunoda durante o GP em Imola, Tost disse à Sky F1: “Veremos. Ainda não foi decidido.”

“Yuki não tem nem a superlicença. Em primeiro lugar, Yuki deve fazer um bom trabalho no Bahrain, com sorte, ele pode manter sua terceira posição no campeonato de Fórmula 2. Depois temos o teste para jovens pilotos em Abu Dhabi, e então vamos decidir.”

Tsunoda deve manter uma posição entre os quatro primeiros da classificação F2 para ganhar os pontos necessários para se qualificar automaticamente para uma superlicença completa de F1 em 2021. Duas rodadas e quatro corridas permanecem em uma disputa dupla no Bahrain, começando no final deste mês.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.