F1 – Toto Wolff diz que há um ‘cabelo na sopa da Mercedes’

segunda-feira, 15 de março de 2021 às 12:27

Toto Wolff 2021

Toto Wolff forneceu uma boa analogia para os problemas pré-teste da Mercedes, pois ele disse que as sessões do Bahrain se mostraram cruciais para destacar os problemas com o novo carro W12 – e deram à equipe a chance de corrigi-los antes da temporada começar.

Os problemas na caixa de câmbio – que tem um novo desenho esse ano mais compacta – de Valtteri Bottas foram seguidos por uma rodada de Lewis Hamilton no segundo dia que trouxe bandeiras vermelhas, além de uma nova rodada no final do terceiro dia. O treino de pré-temporada esteve longe do que todos esperavam da força dominante da era turbo-híbrida – mas o chefe da equipe Wolff disse que ele ficaria preocupado independentemente da exibição mista da Mercedes no teste.

“Eu sempre me preocupo, às vezes pelas razões certas, às vezes pelas razões erradas, mas os testes de pré-temporada são sempre emocionantes porque você sempre acha ‘um cabelo na sopa’, coisas que não são boas e tivemos muitas dificuldades nos primeiros dias”, disse ele.

O atual campeão Hamilton e o diretor de engenharia da pista, Andrew Shovlin, também alertaram que a Mercedes teve seu trabalho cortado após os últimos três dias de testes – e Bottas insinuou que ele teria preferido que a Mercedes tivesse completado um shakedown de seu carro antes dos testes para sinalizar quaisquer problemas de confiabilidade – mas Wolff disse que a equipe não havia se tornado complacente, nem se arrependeu de não ter feito um shakedown.

“Não é uma questão de complacência”, continuou Wolff. “Há uma razão pela qual não há muitas equipes ganhando campeonatos mundiais ou fazendo isso de maneira consecutiva. É uma organização que precisa ficar energizada e motivada o tempo todo, e isso não é trivial.”

“O shakedown, se for feito nas condições certas, permite que você entenda um pouco mais, mas nossas falhas nos primeiros dias não foram por fazer ou não fazer um shakedown”, acrescentou.

Faltando duas semanas para a primeira corrida da temporada, Wolff explicou os próximos passos dos Prateados para garantir que eles comecem a temporada com o pé na frente contra uma Red Bull aparentemente mais forte.

“Na nossa lista está que vamos analisar os dados”, disse ele. “Tentar entender onde tivemos um bom desempenho, e onde não, onde tivemos e onde não tivemos uma boa correlação com nossas simulações e o túnel de vento, e apenas geralmente, é como dormir durante a noite com uma ideia. No dia seguinte você acorda mais inteligente.”

Dada a notável sequência de sete títulos duplos consecutivos dos Prateados nos últimos sete anos, certamente é imprudente descartá-los inteiramente após a pré-temporada.

A Mercedes já mostrou nesses últimos sete anos, que tem uma altíssima capacidade de recuperação, portanto a lógica diz que provavelmente é uma questão de tempo para eles se recuperarem. Pode ser no próprio GP do Bahrain dia 28 deste mês ou em algum dos GPs seguintes.

Cabe a Red Bull aproveitar enquanto isso não acontece e ir vencendo, nunca esquecendo que os Touros, assim com as outras equipes, também vão melhorar seus carros durante esse tempo, que inclusive – dependendo do caso -, essas melhorias podem se estender durante toda a temporada.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.