F1 – Toto Wolff ameaça protestar contra a Red Bull
domingo, 23 de maio de 2021 às 14:35
Toto Wolff
Toto Wolff ameaçou protestar formalmente contra a Red Bull se a asa traseira que ele considera mais flexível do que poderia estiver no carro em Baku, Azerbaijão, daqui 15 dias.
Uma nova Diretiva Técnica com o objetivo de diminuir a flexão da asa traseira foi emitida pela FIA, mas não entrará em vigor até 15 de junho, o que significa que as equipes ainda poderão usar seus projetos atuais da asa traseira no GP do Azerbaijão.
Com Baku tendo o mais longo trecho de aceleração plena da Fórmula 1 – 2.200 metros -, os benefícios de ter uma asa traseira flexível podem ser bastante grandes, e Wolff explicou que a Mercedes pretende protestar aos comissários se a Red Bull, assim como as três outras equipes que ele acredita estarem usando tais asas, instalá-las em Baku.
“Eu acho que se as asas que estão no limbo forem usadas em Baku, nós vamos reclamar com os comissários e se isso não for suficiente, então vamos para o Tribunal Internacional de Apelação da FIA,” disse Wolff na Sky Sports F1.
“Então eu acho que a FIA vai esclarecer as coisas antes de Baku porque, se não, as coisas podem ficar muito confusas.”
Wolff indicou anteriormente que a situação está resultando em uma área cinza legal, onde carros com suspeitas de asas flexíveis estão tendo uma folga de tempo que lhes permite usá-las durante pelo menos outro fim de semana de corrida.
Mas Wolff disse que ele acredita que a asa dianteira da Mercedes está em total conformidade com o Regulamento Técnico.
“Analisamos as asas dianteiras e elas estão dobrando exatamente da mesma maneira que a asa traseira da Red Bull e da Mercedes, então também poderíamos acabar protestando um contra o outro na asa dianteira.”
“Mas está claro que a asa traseira se curva mais do que deveria. Pelas regras, foi classificado como não conforme, mas ficamos em um vácuo onde um novo teste será introduzido depois de Baku. Então, é o que é mas temos jogado de forma bastante robusta em nossa posição legal e é apenas uma vantagem.”
“Mas hoje não é o momento de realmente falar sobre asas traseiras porque ganharam de forma justa aqui. A asa não teve nada a ver com o desempenho dos Red Bulls, eles apenas foram melhores e é isso que você precisa para dar os parabéns. ”
comentar formula 1, f1 asa dianteira, f1 asa traseira flexivel, f1 mercedes x red bull, gp monaco, m wolff ameça protestar, mercedes protesta contra red bull, toto wolff, Tribunal Internacional de Apelação da FIA
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.