F1 – Toro Rosso tinha considerado o nariz com ‘presas duplas’

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014 às 17:31

Toro Rosso STR9

A Scuderia Toro Rosso tinha avaliado um projeto de nariz com ‘presas duplas’ no estilo da Lotus para o seu carro de 2014, revelou o diretor técnico James Key.

O STR9 com motor Renault foi lançado hoje em Jerez, com um nariz de estilo tamanduá depois que a equipe baseada na Itália decidiu contra o projeto de ‘presas duplas’.

“Nós olhamos para algo semelhante, não exatamente o mesmo [como a Lotus] mas com linhas muito semelhantes”, disse Key quando perguntado sobre o projeto.

“Em teoria parecia muito positivo, mas na prática tinha algumas desvantagens, então no final procuramos algo um pouco mais seguro”.

“Mas este será um ano de muitas mudanças e se o caminho da Lotus for uma tendência que se desenvolva e claramente tenha uma vantagem, nunca se sabe, talvez nós vamos rever isso”

O projeto Lotus visa minimizar o bloqueio do fluxo de ar criado pelo nariz do carro.

Mas quando perguntado se não teria um ganho tão grande quanto suspeitavam, Key respondeu: “Sim, isso foi o sentimento que tivemos. Mas é claro que eles trabalharam por mais tempo e talvez tenham encontrado soluções para isso”.

Key acrescentou que havia uma pequena diferença entre os diversos conceitos de nariz que apareceram em resposta para as novas regras.

Como a asa dianteira determina o fluxo de ar, então a ideia é que o nariz precisa ser colocado bem na frente no processo do design aerodinâmico por causa da maneira como ele influencia o resto do carro.

Mas a filosofia que orientou o desenho do nariz nos últimos anos, o mantendo tão elevado quanto possível para maximizar o fluxo de ar sob o carro, foi a que prevaleceu.

“Foi um pouco marginal”, disse sobre a decisão do conceito do nariz.

“A coisa com o nariz é que você tem que colocá-lo em algum momento porque define muito a filosofia [do carro] por trás dele”.

“Houve algumas coisas interessantes que vimos esta semana, na Ferrari foi totalmente diferente”.

“Para nós foi uma escolha lógica pois, fundamentalmente, um nariz alto [é uma vantagem]”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.