F1 – Tilke rejeita a culpa por corridas entediantes

quinta-feira, 16 de julho de 2015 às 14:20

Circuit of the Americas em Austin

Hermann Tilke desmentiu a afirmação de que os circuitos que criou têm contribuído para diminuir o espetáculo da F1 atual, insistindo que os regulamentos técnicos são os culpados.

Dos 19 circuitos no calendário atual, Tilke desenvolveu 8 a partir do zero, incluindo o Circuito das Américas, o Yas Marina e o Marina Bay. Ele também ajudou na remodelação do Autódromo Hermanos Rodriguez, bem como a criação do traçado para o GP da Europa do próximo ano nas ruas de Baku, capital do Azerbaijão.

No entanto, embora recebesse o apoio de pilotos pelos seus esforços ao longo do tempo, Tilke tem sido frequentemente apontado como responsável na diminuição da emoção da F1, já que muitos sentem que seus projetos não permitem ultrapassagens suficientes.

É uma afirmação que Tilke rejeita categoricamente, dizendo que seus projetos têm tentado contornar os fatores limitantes da regulamentação técnica, segurança e qualidade geral dos pilotos da melhor maneira possível. Na verdade, Tilke sente que são os regulamentos que devem assumir a culpa por isso.

“Nós temos que fazer a nossa parte e os regulamentos a dela para tornar ultrapassagens possíveis”, disse ele. “Nós tentamos criar curvas onde a ultrapassagem seja possível. A maneira mais simples é uma longa reta seguida de uma curva fechada, o que cria uma zona de frenagem longa. No entanto, se os regulamentos impedem os carros de correrem próximos uns dos outros, simplesmente não podem ultrapassar”.

Numa entrevista, Tilke também pediu para a F1 não virar as costas para os circuitos clássicos, demonstrando seu particular desapontamento com a Alemanha perdendo sua corrida para 2015.

Dos circuitos de F1 atuais, Tilke projetou e desenvolveu o Red Bull Ring (A1 Ring), Sepang, Bahrain, Shanghai, Marina Bay, Yas Marina, COTA e Sochi. Ele também foi responsável por antigos circuitos de F1 em Istambul, Valencia, Coreia e Buddh, bem como o projeto natimorto de Port Imperial, em Nova York.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.