F1 – Teto de orçamento poderá ter nova redução

terça-feira, 7 de abril de 2020 às 1:19

Horner, Wolff e Binotto

Os chefes da Formula 1 encerraram sua reunião de crise na ontem com um acordo para aprofundar as questões relacionadas à redução do teto de orçamento, disse a BBC.

As equipes já haviam concordado em reduzir o limite original de USD 175 milhões em 2021 para USD 150 milhões como resultado de problemas financeiros causados ​​pela coronavírus na F1.

Mas na reunião, as três principais equipes reagiram de formas diferentes a uma proposta para reduzir ainda mais o limite para USD 125 milhões.

E uma tentativa de adiar novas regras por mais um ano para 2023 foi rejeitada.

O que acontece com o limite de orçamento?
Antes da reunião, Zak Brown, chefe da McLaren, havia alertado em uma entrevista à BBC Sport que a F1 estava “em um estado muito frágil” e era imperativo reduzir o limite de orçamento para cerca de USD 125 milhões para evitar a ameaça de as equipes abandonarem o esporte.

Mas durante uma discussão de cinco horas envolvendo chefes de equipe, o presidente da FIA, Jean Todt, e o presidente da F1, Chase Carey, concordaram que as complexidades da questão não haviam sido totalmente consideradas.

A Ferrari levantou a questão de que um único número para todas as equipes não era justo e equitativo, porque muitas das equipes menores compram peças das equipes maiores.

Nesse caso, argumentou a Ferrari, as equipes maiores estão essencialmente em desvantagem porque pagam os custos de pesquisa e desenvolvimento dessas peças, um custo que as equipes menores que as compram não têm.

A questão é ainda mais complicada pelo fato de as equipes clientes trabalharem com modelos diferentes.

A Haas, por exemplo, compra todas as peças, exceto o monocoque e partes aerodinâmicas da Ferrari.

A Racing Point compra efetivamente toda a parte traseira do carro da Mercedes, enquanto a Williams compra apenas a UP.

Diz-se que Ferrari e Red Bull estão determinadas que o teto não seja inferior a USD 150 milhões, enquanto a Mercedes está disposta a ir abaixo desse valor, se o resultado for baseado em uma visão holística da economia real de custos e não no oportunismo competitivo de algumas equipes.

Há também uma mudança para um limite a ser introduzido nos custos de motor, que atualmente é uma das áreas fora do limite do orçamento.

Os chefes concordaram em se reunir para outra reunião dentro de alguns dias.

Uma possibilidade é que o problema seja resolvido com um orçamento maior para as grandes equipes reconhecerem seu custo de P&D e um menor para as equipes clientes, talvez até uma escala móvel.

A Ferrari também disse na reunião que um limite de orçamento inferior a USD 150 milhões os forçaria a fazer demissões em larga escala, o que é problemático pela lei trabalhista italiana.

Não há mais atraso nas regras – por enquanto
As principais regras mudam para 2021, que busca introduzir carros que criarão corridas mais próximas e mais competitivas, que foram adiadas no mês passado por um ano para 2022 para reduzir custos.

A Red Bull estava ansiosa para que isso fosse adiado por mais um ano para 2023, mas o presidente da FIA, Todt, está convencido de que isso não deveria acontecer.

Foi acordado que o assunto seria discutido novamente – mas não até o verão, pois não é um tópico urgente no contexto de custos que precisam ser cortados agora para ajudar as equipes com perda de receita.

Quando as corridas poderão ser retomadas?
A crise do coronavírus fez com que os primeiros oito GPs de 2020 fossem cancelados e mais adiamentos são esperados para este mês.

Carey disse que espera iniciar uma temporada reconfigurada de 15 a 18 corridas em algum momento do verão, mas a propagação do vírus deixa o esporte em uma situação incerta.

Os chefes da F1 agora estão olhando seriamente para a opção de realizar corridas a portas fechadas, como uma maneira de começar a temporada antes que as restrições de distância social sejam levantadas.

Espera-se que as ações das sociedades em toda a Europa levem à situação do coronavírus a melhorar o suficiente para que vários eventos a portas fechadas sejam realizados a partir de julho ou agosto, talvez iniciando com o GP da Inglaterra em Silverstone, que foi apontado como um local de partida viável, pois sete das 10 equipes estão localizadas naquele país.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.