F1 terá pneus supermacios pela primeira vez em Hockenheim

segunda-feira, 14 de julho de 2014 às 14:24
pneus f1

Pneus Formula 1

O circo da Formula 1 se prepara para o GP da Alemanha neste fim de semana, etapa que, a cada ano, alterna entre os circuitos de Nurburgring e Hockenheim. Este ano, é a vez de Hockenheim, que é um circuito composto de duas partes distintas: uma seção estreita e com muitas curvas e, depois, uma série de retas rápidas. O pneu amarelo macio foi escolhido com o vermelho supermacio, combinação usada pela última vez na Áustria. Da mesma forma que na Áustria e em Silverstone, as condições climáticas são imprevisíveis nesta época do ano, com a temperatura podendo variar bruscamente. Após o GP da Alemanha, as equipes irão direto para a Hungria (onde os pneus macios e médios foram os selecionados). Será a primeira e única série de corridas consecutivas neste ano.

“É um prazer voltar para Hockenheim depois de dois anos longe”, diz Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli. De acordo com ele, “isso aumenta o fluxo de trabalho tanto para todos, uma vez que os únicos dados concretos de Fórmula 1 que temos são de dois anos trás – quando os carros e os pneus eram muito diferentes. Assim, esperamos que os treinos livres de sexta-feira sejam extremamente importantes, com as equipes usando todo o tempo disponível para coletar o máximo de informações relevantes que puderem. Nós nunca estivemos em Hockenheim com os pneus supermacios antes, mas, agora, que reunimos mais dados sobre os compostos deste ano, acreditamos que eles se adaptarão bem às exigências variáveis de Hockenheim, que era um dos circuitos mais velozes do mundo, antes das alterações realizadas em 2002. Na tarde de sexta-feira, devemos ter uma ideia mais clara de quantos pit stops as equipes farão. A Alemanha sempre esteve no coração não apenas da Formula 1, mas da indústria automotiva como um todo. Por isso, estamos empolgados para, mais uma vez, exibirmos nossos produtos para os fãs alemães, que sabem muito sobre automobilismo.”, conclui Hembery.

Já para o ex-piloto Jean Alesi, “o novo circuito de Hockenheim é uma pista excelente. Também era ótima alguns anos atrás. Na verdade, ela era épica, com algumas retas feitas com o pé embaixo e que pareciam durar para sempre, junto com o sinuoso trecho do estádio. Naquela época, você tinha de ajustar as configurações para um extremo ou para o outro, não havia meio termo. Agora, com as retas mais curtas, encontrar o setup ideal é mais fácil – e ultrapassar também não é difícil. A superfície da pista é muito suave, e a chave para cuidar bem dos pneus é prestar atenção nos traseiros: há muitos trechos onde se acelera muito, logo após curvas de baixa. Assim, manter os pneus traseiros em boas condições é crucial para um desempenho competitivo. E não podemos nos esquecer do clima: já vimos tanto chuvas torrenciais quanto dias ensolarados em Hockenheim, no passado. Com isso, o imponderável sempre entra na pista, tanto no treino classificatório como na corrida.”, finaliza Alesi.

 

AS - www.autoracing.com.br

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