F1 – “Tenho várias fraquezas, mas sei desenvolver um carro”

terça-feira, 21 de janeiro de 2020 às 12:47

Haas

Romain Grosjean não nega que a temporada de 2019 tenha sido ruim para ele e para a equipe Haas. Mesmo levando em consideração as fraquezas do carro, o P18 no campeonato de pilotos à frente apenas da dupla Williams foi uma grande decepção.

Mas ele fez uma contribuição valiosa para ajudar a equipe a entender o que deu deu errado.

A Ferrari não foi a única equipe que deixou os testes na pré-temporada esperando ter um bom ano pela frente. O VF-19 também estabeleceu tempos de volta impressionantes no circuito da Catalunha durante o inverno europeu. A Haas nunca suspeitou que estava prestes a cair do P5 no campeonato de construtores de 2018 para P9, à frente apenas da Williams, que nem sequer conseguiu fazer seu carro testar a tempo.

O que foi originalmente atribuído – repetidamente – às dificuldades de fazer o VF-19 funcionar com os pneus Pirelli mais recentes acabou sendo um problema mais complexo, como explicou Grosjean ao Racefans.

“No final, não acho que tenha sido um problema relacionado a pneus”, disse ele no final da temporada. “Era mais uma característica aerodinâmica do carro, o que significa que nos pneus novos podíamos conviver com eles.”

“Mas nos pneus que já deram uma volta, você perde o pico de aderência mecânica e, portanto, confiamos mais nas características do carro, e é aí que ele começa a ser um problema para nós”.

Seu desempenho durante a temporada, portanto, precisa ser visto nesse contexto.

“Acho que na qualificação eu poderia ter feito um trabalho melhor”, admitiu Grosjean. “A característica do carro com as características dos pneus de 2019 realmente não se adequaram ao meu estilo de condução.”

“Você sempre pode guiar o carro assim, mas nunca é tão fácil, tão tranquilo quanto você gostaria. Espero que a característica que estamos trabalhando funcione melhor nesse aspecto.”

A equipe alternou entre diferentes versões do mesmo chassi de 2019 em várias ocasiões, tornando difícil a comparação direta entre Grosjean e o companheiro de equipe Kevin Magnussen.

A França foi um grande ponto de virada. Grosjean, que estava descontente com o carro desde a atualização aerodinâmica que a Haas introduziu na Espanha, retirou-se cedo da corrida para economizar quilometragem em peças. Ele chegou a uma conclusão sobre a origem dos problemas da equipe.

“Até Paul Ricard, pensávamos que eram pneus”, disse ele. “Então, em Paul Ricard, depois da classificação, eu disse ‘olha pessoal, não é pneu, é o carro, a característica do carro'”. Passamos por todas as faixas de temperatura dos pneus, todas as características, todas as circunstâncias possíveis que queremos e ele nunca trabalhou bem. Portanto, não são pneus.”

A rodada austríaca ocorreu apenas uma semana depois, mas na corrida seguinte em Silverstone a Haas fez uma grande mudança, trazendo de volta a especificação aerodinâmica da primeira corrida na Austrália. Grosjean estava muito mais feliz, pelo menos até sua corrida ser arruinada por uma colisão na primeira volta com Magnussen.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.