F1 – Tempos por volta mais lentos na Malásia

quarta-feira, 2 de abril de 2014 às 14:38

Nico Rosberg

Os tempos de volta no Circuito Internacional de Sepang na semana passada foram os mais lentos nos 15 anos de F1 naquela pista.

Não houve grandes alterações na configuração do circuito desde o primeiro GP da Malásia, em 1999. Mas a volta mais rápida na semana passada, feita por Nico Rosberg durante a última sessão de treinos, foi três décimos de segundo mais lenta que o tempo da pole position para a primeira corrida.

Se a classificação fosse feita em condições secas, é provável que Rosberg tivesse sido mais rápido em cerca de meio segundo, com base na evolução normal da pista em Sepang.

Mas ele não superaria os seis segundos e meio que separam o seu melhor tempo e o tempo mais rápido da pista, 1’32.582 feito por Fernando Alonso com o Renault V10 em 2005.

Há sinais que os carros atuais já estão ficando mais rápidos. A volta mais rápida do fim de semana passada foi de 2,9 segundos do tempo de 2013 – meio segundo mais perto do que os carros estavam na Austrália.

E as equipes esperam conseguir melhorar muito mais. O diretor da Pirelli Motorsport, Paul Hembery, sugeriu que eles poderiam ganhar até quatro segundos durante o ano.

Como foi o caso na Austrália, os carros são significativamente mais rápidos em termos de velocidade em linha reta este ano – com mais de 16 km/h na speed trap.

As velocidades mais lentas na intermediária 2, que está logo após a curva 11, revela como os carros estão tendo menos velocidade de curva, mas acelerando mais rapidamente quando chegam às retas:

A próxima corrida é no Bahrain, onde as equipes testaram extensivamente na pré-temporada. A volta mais rápida do teste, feita por Felipe Massa, estava dentro de um segundo do tempo do ano passado da pole position.

No entanto Massa fez essa volta com pneus super macios, que não estarão disponíveis neste fim de semana. As equipes usarão os pneus macios, que deverão ser em torno de um segundo mais lentos por volta.

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.