F1 – Temperatura elevada e possibilidade de chuvas para o restante do fim de semana

sábado, 8 de novembro de 2014 às 8:40

Paul Hembery

A evolução da pista provou ser uma característica definitiva no início das atividades em Interlagos. O circuito foi recentemente recapeado e uma nova entrada para o pit lane foi instalada.

O primeiro dia foi quente, com a temperatura ambiente e da pista ficando na casa dos 34º C e 57º C, respectivamente. No entanto, essas condições estão longe de estarem garantidas para o restante do fim de semana. Os boletins meteorológicos preveem chuva intermitente, particularmente durante o treino classificatório. Houve uma oscilação de mais de 20º C na temperatura da pista, entre as sessões da manhã e da tarde, o que, em parte, contribuiu para a diferença de tempos entre as duas sessões.

Isso significa que as equipes deverão estar preparadas para condições diversas. Dessa forma, elas se concentraram hoje em reunir o máximo de dados possíveis com diferentes cargas de combustível, usando ambos os compostos selecionados para a corrida, o P Zero Branco médio e o P Zero Amarelo macio.

A Mercedes ficou com as duas primeiras posições nas duas sessões, com Nico Rosberg à frente de Lewis Hamilton em ambas. Na manhã, Rosberg registrou seu melhor tempo com os pneus médios, antes de usar os macios à tarde e ser seis décimos mais rápido. Na média, há uma diferença de tempo entre 0,8 e 1 segundo entre os dois compostos selecionados para esta corrida. Essa diferença deve cair conforme a pista evoluir.

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli, afirma que, “começamos o dia observando uma alta influência da nova superfície e sua interação com os pneus, mas isso foi mudando rapidamente ao longo do treino, com forte evolução da pista. Também vemos que o pneu traseiro é o fator limitador aqui. Em algumas ocasiões, com mais de 60º C de temperatura na pista, houve um pouco de formação de bolhas – o que prevemos quando trouxemos os pneus mais macios aqui, com clima quente. Temos cerca de um segundo de diferença entre os compostos, mas, devido às interrupções por bandeiras vermelhas de hoje, ainda não temos uma indicação clara dos níveis reais de degradação. Amanhã teremos uma sessão de treinos muito importante.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.