F1 – Temor de Adrian Newey sobre a segurança dos novos narizes se realizou

segunda-feira, 24 de março de 2014 às 15:08

Grande Prêmio da Austrália

Os temores de Adrian Newey na pré-temporada sobre os carros de F1 ‘mergulharem’ em batidas na traseira de outro podem ter sido realizados. A crítica da Red Bull à nova era da F1 deveria ser ouvida em meio à profunda crise que sofreram no inverno, depois de quatro temporadas consecutivas de dominação.

O projetista Newey, então, expressou preocupação sobre os novos, narizes bem baixos na frente, argumentando não só que eles são feios, mas também podiam ser perigosos.

A altura reduzida minimizava o risco dos carros serem lançados para o ar, mas “estou preocupado que o oposto possa acontecer, que os carros agora mergulhem efetivamente”, o britânico disse.

Na verdade, as imagens alarmantes do acidente envolvendo Kamui Kobayashi e Felipe Massa na primeira curva em Melbourne provam que tal fato já ocorreu.

As fotos mostram precisamente o que Newey temia – a frente baixa do Caterham de Kobayashi ‘mergulha’ sob o difusor do Williams de Massa, que é levantado cerca de trinta centímetros da pista de Albert Park.

Um incidente semelhante a uma velocidade maior poderia previsivelmente resultar em contato entre a traseira levantada e a cabeça do piloto do carro que ‘mergulha’.

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.