F1 – Szafnauer: Carros com rake alto obtiveram clara vantagem este ano

sexta-feira, 2 de abril de 2021 às 16:29

Otmar Szafnauer

O chefe da equipe da Aston Martin, Otmar Szafnauer, disse que as equipes com carro mais planos de rake baixo avisaram no ano passado que as mudanças no regulamento os prejudicariam mais.

Mudanças nos regulamentos de aerodinâmica foram introduzidas com um grande corte no assoalho em ambos os lados à frente das rodas traseiras e difusor menor. As equipes acharam que isso tiraria delas 1 segundo em média por volta e elas conseguiram recuperar pelo menos meio segundo imediatamente.

Mas não foi isso que vimos no Bahrain. Os carros perderam muito mais. O de rake alto perderam cerca de 1,4 segundos por voltam enquanto o de rake baixo perderam mais de 2 segundos em média. As equipes erraram totalmente suas previsões.

Mercedes e Aston Martin foram as mais afetadas, perderam muito ritmo e caíram na hierarquia em comparação com 2020, com a equipe alemã agora indiscutivelmente mais lenta do que Red Bull e Aston Martin caindo do de cima para baixo no segundo pelotão.

Szafnauer conta que, quando essas mudanças foram discutidas no ano passado, os impactos potenciais foram identificados e apontados pelas duas equipes.

“Não sou um teórico da conspiração”, disse ele. “Mas foi apontado no ano passado pelas equipes que correm com rake baixo que isso teria um efeito maior do quem tem um carro projetado para correr com rake alto.”

“E estávamos certos. Na época, os regulamentos estavam sendo feitos e isso foi apontado ”.

Apesar disso, as mudanças nas regras foram introduzidas, mas o chefe do Aston Martin diz que as equipes nunca puderam votar nisso.

Segundo ele, se pudessem, tais mudanças não teriam sido implementadas, pois três equipes indicaram que seriam contra.

“Não. Número um, nunca houve uma votação ”, acrescentou.

“Número dois, houve uma votação indicativa. Então foi só no subcomitê técnico [grupo de trabalho], que todos os diretores técnicos tiveram que ter voto indicativo, e três equipes votaram contra.

“Você tem que lembrar que apenas duas equipes têm um conceito de baixo rake. Então, até mesmo uma das equipes com rake alto votou contra. Portanto, nada perto da unanimidade. E nem mesmo teria passado a regra de oito entre 10. Porque três votaram contra.”

A equipe anteriormente conhecida como Racing Point teve o terceiro carro mais rápido com mais frequência no ano passado, mas apenas conseguiu chegar ao Q3 e marcar um ponto na abertura da temporada de 2021 em Bahrain, cortesia de Lance Stroll.

“Em condições de corrida, éramos um pouco melhores do que em uma volta voadora,” disse Szafnauer.

“Mas, em comparação com onde estávamos há apenas alguns meses aqui, antes da mudança do regulamento, quero dizer, temos muito trabalho a fazer.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.