F1 – Surpresa: Vettel e Ferrari derrotam as favoritas Mercedes na Malásia

Pódio na Malásia

Um resultado surpreendente marcou a segunda etapa da Fórmula 1 em 2015, em Sepang. As favoritas Mercedes ficaram para trás, e a vitória ficou com a Ferrari de Sebastian Vettel, que firmaram “casamento” neste ano.

Tanto equipe como piloto não venciam desde 2013. De fato, foi um triunfo estratégico: a Ferrari fez dois pits stops contra três dos rivais, já que não entrou na quinta volta, aproveitando a presença do Safety Car acionado pela rodada da Sauber de Marcus Ericsson. Assumia ali a liderança pela primeira vez e na maior parte da prova.

Lewis Hamilton largou na pole position e parecia que seguiria para uma vitória sossegada. O atual campeão manteve a liderança após a largada, seguido por Vettel e Nico Rosberg. Chegou a recuperar a ponta por algumas voltas, em alguns momentos diminuía a diferença para Vettel, mas acabou mesmo em segundo.

As paradas de Hamilton foram na quinta, 25º e 39ª das 56 voltas, colocando respectivamente pneus duros, médios e duros novamente. Nesta última ele esbravejou com a Mercedes via rádio, já que esperava calçar compostos médios nas voltas finais para tentar alcançar a Ferrari.

Vettel parou na 18ª e na 38ª volta, sendo que apenas na última colocou pneus duros. Somente até a quinta e entre a 18ª e a 25ª volta perdeu a liderança para Hamilton, que por outro lado ainda lidera o campeonato, três pontos na frente da Ferrari.

A outra Mercedes esteve longe da briga pela vitória. Nico Rosberg completou o pódio em terceiro, tendo feito também três pit stops, na quinta, 27ª e 42 volta: colocou pneus duros nas duas primeiras e médios na última.

Mostrando o ótimo momento da Ferrari, Kimi Raikkonen chegou na quarta posição. O finlandês teve um pneu furado após um toque com Felipe Nasr (Sauber) na primeira volta, perdeu muito tempo, mas foi favorecido com a intervenção do Safety Car e voltou para a briga, galgando posições na pista e nos boxes.

Felipe Massa chegou na sexta posição, tendo sido ultrapassado pelo companheiro de Williams, Valtteri Bottas, na penúltima volta. O brasileiro pulou de sétimo para quinto na largada, acompanhou as Mercedes e Daniel Ricciardo nos boxes, e ultrapassou a Red Bull na pista. Também fez três paradas, sendo que saiu de pneus duros na última.

A Toro Rosso superou a equipe principal e colocou seus dois pilotos estreantes na sétima e na oitava posição, com Max Verstappen na frente de Carlos Sainz Jr. Kvyat foi nono com sua Red Bull, à frente de Ricciardo, que era quarto no começo da prova mas foi perdendo terreno.

Nasr acabou em 12º, sem repetir a mesma performance da Austrália. As Force Indias, que chegaram a se posicionar na frente de Hamilton no começo da prova, receberam punições por toques de Nico Hulkenberg em Kvyat e de Sergio Perez em Romain Grosjean (Lotus).

As McLarens de Fernando Alonso e Jenson Button abandonaram com problemas mecânicos, respectivamente na 22ª e na 43ª volta. Pastor Maldonado (Lotus), outro que teve pneu furado no começo da prova, parou na 49ª.

A terceira etapa acontece dentro de duas semanas, no dia 12 de abril, em Xangai (China).

Classificação da prova:

Pos Piloto Equipe Tempo/Dif.
1 Sebastian Vettel Ferrari 1h41m05.793s
2 Lewis Hamilton Mercedes 8.569s
3 Nico Rosberg Mercedes 12.310s
4 Kimi Raikkonen Ferrari 53.822s
5 Valtteri Bottas Williams/Mercedes 1m10.409s
6 Felipe Massa Williams/Mercedes 1m13.586s
7 Max Verstappen Toro Rosso/Renault 1m39.085s
8 Carlos Sainz Toro Rosso/Renault 1 volta
9 Daniil Kvyat Red Bull/Renault 1 volta
10 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 1 volta
11 Romain Grosjean Lotus/Mercedes 1 volta
12 Felipe Nasr Sauber/Ferrari 1 volta
13 Sergio Perez Force India/Mercedes 1 volta
14 Nico Hulkenberg Force India/Mercedes 1 volta
15 Roberto Merhi Marussia/Ferrari 3 voltas
Pastor Maldonado Lotus/Mercedes
Jenson Button McLaren/Honda
Fernando Alonso McLaren/Honda
Marcus Ericsson Sauber/Ferrari
Will Stevens Marussia/Ferrari

Volta mais rápida: Nico Rosberg, Mercedes, 1min42s062 (43ª)

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.