F1 – Superaquecimento tirou Vettel e Grosjean da corrida em Valencia

quinta-feira, 28 de junho de 2012 às 20:31
f112-vettel-valencia
Sebastian Vettel – GP de Valencia

As quebras de Sebastian Vettel e Romain Grosjean no GP da Europa foram ambas causadas ​​por superaquecimento do alternador, confirmou a Renault. Mas a montadora francesa ainda não sabe o porquê do alternador ter aquecido.

A Renault realizou um exame detalhado nos motores da Red Bull e da Lotus que falharam em Valencia, e a conclusão foi de que com os alternadores muito aquecidos, a corrente elétrica foi cortada.

O vice-diretor administrativo da Renault Sport F1, Rob White disse: “Nós verificamos as peças cuidadosamente e até agora parece que não há razões óbvias para a falha, por isso estamos realizando mais testes no dinamômetro em Viry, para reproduzir as condições da pista e confrontar os resultados”

White disse que as investigações concluíram que as falhas não estão relacionadas com o período de safety car durante a corrida. Ao contrário, o motor de Vettel durou até mais tempo por ter andado mais devagar naquelas voltas com safety car.

“Nós tínhamos evidências de que o alternador do carro de Sebastian estava mostrando sinais de superaquecimento antes do período de safety car, mas a velocidade mais lenta prolongou sua expectativa de vida um pouco”, disse ele.

“Claro que, quando Sebastian voltou para a velocidade normal de corrida o problema intensificou-se novamente e o resultado nós vimos.. Com o carro de Romain, o problema ocorreu de repente, algumas voltas depois do safety car sair da pista.”

A Renault planeja implementar algumas mudanças nos alternadores para a próxima corrida em Silverstone, bem como utilizar-se de outro lote de fornecimento, no caso de ter sido este o problema.

“Nós estamos analisando várias soluções”, explicou White. “A primeira delas será usar um outro lote de alternadores para Silverstone em todos os nossos clientes, ou um desenho levemente modificado.”

“Nós também estamos analisando voltar à velha especificação do alternador de 2011. E também estamos trabalhando em todas as nossas equipes parceiras para introduzir algumas soluções mecânicas de refrigeração, ou mudar algumas configurações nos mapas de aceleração para ficarem menos severos.”

“Tudo isso será avaliado entre agora e Silverstone, além de fazermos uma avaliação logo após os treinos livres de sexta-feira, para ver se precisaremnos tomar alguma medida adicional.”

AS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.