F1 – Sucesso imediato na Ferrari é improvável para Vettel, diz Lauda

segunda-feira, 6 de outubro de 2014 às 9:40

Sebastian Vettel

A ida de Sebastian Vettel para a Ferrari pode ser boa para a equipe italiana, mas nem tanto para o tetracampeão mundial a curto prazo. Essa é a alegação de Niki Lauda, que admitiu que a notícia de que o alemão está deixando a Red Bull o surpreendeu em Suzuka.

“Sim. Ou pelo menos a data do anúncio. Ninguém em Suzuka esperava”, declarou ele ao jornal Osterreich. “Vettel aparentemente comunicou sua saída à equipe às 8:30 da noite de sexta-feira. Sem aviso prévio. Para mim, há apenas uma questão – ele disse a Didi Mateschitz antes? Se sim, está tudo bem”.

No entanto, ele insiste que o anúncio de Vettel mostra que ele não tem mais um bom relacionamento com os principais dirigentes da Red Bull – nem mesmo com Helmut Marko. “Como você sabe agora, ele não avisou ninguém (sobre sua decisão)”, disse Lauda.

Mas se Vettel concluiu que a Red Bull “não está mais funcionando” para ele, Lauda afirmou que foi correto “buscar uma nova motivação”. Essa nova motivação é a Ferrari, que está se reestruturando após uma sequência de saídas importantes, incluindo a de Fernando Alonso.

O jornal italiano La Repubblica alega que Vettel assinou um contrato de três anos no valor total de 60 milhões de euros, com uma opção para mais duas temporadas até 2019. Segundo o relato, ele também pode ganhar mais dinheiro por vitórias e títulos, após negociar com a equipe italiana, incluindo Sergio Marchionne, presidente da Fiat, desde agosto.

“É um novo começo para a Ferrari depois de anos de crise”, insistiu Lauda. “É como Schumacher – agora, eles têm um tetracampeão mundial que pode liderar todos”.

Mas levará tempo para a parceria funcionar, advertiu ele. Ao ser questionado se Vettel poderá lutar pelo título, Lauda respondeu: “Provavelmente não. Vai demorar mais para eles terem um carro suficientemente bom”.

Ele também não entende por que a Ferrari e Vettel ainda não anunciaram oficialmente sua óbvia nova parceria. “Eu não compreendo por que eles foram tão estúpidos e não reagiram imediatemente. Quando foram surpreendidos pelo comunicado da Red Bull, deveriam simplesmente ter dito ‘Vettel está vindo para cá'”.

A próxima questão é o que Alonso fará, com Lauda afirmando categoricamente que o contrato do espanhol com a Ferrari foi encerrado na última quinta-feira.

A Sport Bild da Alemanha alega que a McLaren-Honda está lhe oferecendo incríveis 40 milhões de dólares por temporada, mas que Ron Dennis está pedindo um compromisso de pelo menos dois anos.

De acordo com o relato, Alonso avisou que está preparado para não correr na Fórmula 1 em 2015, talvez visando disputar a tradicional corrida em Le Mans com seu amigo Mark Webber no próximo ano.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.