F1 – Stints longos mostram equilíbrio na Áustria, por enquanto

sexta-feira, 2 de julho de 2021 às 18:35

Mercedes x Red Bull

Max Verstappen começou o TL1 de sexta-feira de forma promissora com o tempo mais rápido, mas teve que deixar essa honra para Lewis Hamilton algumas horas depois no TL2. A julgar pelos números, Touros e Prateados estão muito próximos, por enquanto.

O GPS mostrou que a Red Bull parecia estar treinando com potência reduzida durante o TL2. Isso pode ter possibilitado que Hamilton terminasse à frente de Verstappen em volta voadora e Bottas fosse o melhor de todos em stints longos.

Em termos de velocidade máxima, Hamilton atingiu 312,7 kph, enquanto Verstappen não foi além de 311,5 kph. A diferença na velocidade estava em uma categoria diferente na semana passada.

Quando os programas de simulação removem todos os fatores perturbadores, Verstappen parece ser um décimo por volta mais rápido do que seu rival Mercedes por enquanto.

Durante os stints longos, isso até aumentou para um décimo e meio por volta. No composto médio, Verstappen fez um tempo médio de 1:09:550, enquanto Hamilton não conseguiu ir mais rápido do que 1:09:610 em média. Sergio Pérez foi novamente um décimo mais lento que Hamilton.

Valtteri Bottas causou boa impressão sem seu stint longo com um tempo rápido de 1:09:437. O piloto finlandês terminou a segunda sessão de treinos livres na segunda posição, atrás de Hamilton e à frente de Verstappen.

A McLaren realizou uma sexta-feira discreta como sempre, concentrando-se na corrida e, portanto, ainda não pensou muito em classificação. Amanhã e domingo eles devem melhorar, pois é uma pista que se adapta claramente às características do carro.

A Ferrari, assim como praticamente todos os carros estava lutando para fazer o pneu macio C5 durar, com granulação significativa tanto na dianteira quanto na traseira esquerda.

Todos esperam poder evitar usar o pneu macio (vermelho) para sair do Q2 e assim fazer a estratégia médio / duro que as equipes de ponta vão fazer. Aqueles que tiveram que largar com pneus macios podem muito bem ter que fazer uma corrida de duas paradas, teoricamente mais lenta aqui.

A Aston Martin liderou o grupo do segundo pelotão em volta voadora, mas as margens são tão pequenas nesta parte do grid que pelo menos outras três equipes podem ocupar esse lugar, a própria Aston Martin, a McLaren, a AlphaTauri e a Ferrari. Os Vermelhos são os que mais tiveram dificuldade com os pneus macios desse grupo.

Veja os stints longos:

Piloto Pneus Médios Pneu Protótipo
Valtteri Bottas 1m09.440s (15 voltas)
Max Verstappen 1m09.550s (17 voltas)
Lewis Hamilton 1m09.610s (12 voltas)
Sergio Perez 1m09.727s (19 voltas)
Charles Leclerc 1m09.829s (11 voltas)
Carlos Sainz 1m09.870s (9 voltas)
Kimi Raikkonen 1m09.896s (14 voltas)
George Russell 1m09.914s (10 voltas)
Pierre Gasly 1m10.103s (8 voltas)

AS - www.autoracing.com.br

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