F1 – Stewart: Recordes não tornam Hamilton o melhor da história

terça-feira, 6 de outubro de 2020 às 9:31

Jackie Stewart

O tricampeão mundial Jackie Stewart diz que os recordes de Lewis Hamilton não o tornam necessariamente o melhor piloto na história da Fórmula 1.

Hamilton está prestes a igualar o recorde de 91 vitórias e sete títulos de Michael Schumacher neste ano. Entretanto, Stewart afirmou que é difícil comparar o sucesso de Hamilton aos campeões de sua época.

“Eu não creio que você pode levar em conta esse nível de sucesso simplesmente porque hoje há 20, 22 corridas, enquanto antigamente, quando Juan Manuel Fangio corria, por exemplo, havia seis, oito ou nove corridas por ano na F1”, disse Stewart no podcast The Fast Lane.

“Eles pilotavam protótipos, carros GT, etc. No campeonato mundial atual, Lewis Hamilton ou qualquer outro dos principais pilotos de hoje fazem 21 ou 22 corridas, mas só na F1. Sem carros de turismo, GT, Indy, Can-Am. Portanto, você realmente não pode comparar”.

Segundo Stewart, a superioridade da Mercedes de Hamilton “não é boa para a categoria” e também dificulta a comparação de seu sucesso com o de campeões do passado.

“Não se engane, Lewis pilota extremamente bem, não estou diminuindo a capacidade dele de maneira nenhuma, mas não é a mesma coisa. Lewis tomou uma decisão muito boa quando saiu da McLaren naquele momento e foi para a Mercedes. E eu tiro o meu chapéu para ele por tomar aquela decisão. Porém, francamente, o carro e o motor são tão superiores agora que é quase injusto com o resto do pelotão”.

“Entretanto, não se pode dizer isso. Você deve tirar o chapéu para a Mercedes, Toto Wolff e antes disso Niki Lauda, claro, eles trabalharam juntos para construir uma equipe incrível, escolhendo os melhores engenheiros, tendo o melhor orçamento que a maioria das outras equipes, com exceção da Red Bull, não poderia ter”.

“Então, não é exatamente o mesmo respeito que ele teria fazendo isso em um carro que não fosse o melhor. É nesse ponto que há uma diferença entre os melhores pilotos e aqueles que tiveram muito sucesso”.

“É difícil dizer que Lewis não é tão bom quanto Fangio foi. Muitas pessoas não concordariam com isso. Mas eu venho acompanhando o automobilismo há bastante tempo. Felizmente, quando eu era um garotinho, meu irmão era piloto, eu ia com ele para as corridas e via Ascari, Nuvolari, Caracciola e outros. Vi alguns dos melhores pilotos do mundo”.

“Stirling Moss certamente foi um deles e ele nunca venceu um campeonato mundial porque nunca pilotou os carros certos, sempre correu em equipes britânicas, esse tipo de coisa. Então, é difícil colocar isso nos termos adequados”.

Stewart ainda considera Fangio, que venceu cinco campeonatos mundiais nos anos 50, como o melhor da história na F1. “Na minha mente, Juan Manuel Fangio é o melhor piloto que já viveu, com Jim Clark como o segundo melhor, à frente inclusive de (Ayrton) Senna”.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.