F1 – Smedley: A segurança ainda será uma preocupação com cockpits fechados

segunda-feira, 14 de setembro de 2015 às 16:04

Rob Smedley

Rob Smedley, da Williams, admite que, apesar dos benefícios de segurança dos cockpits fechados não poderem ser negados, há uma preocupação de que a instalação das capotas também terão implicações negativas para a segurança se feitas incorretamente.

A discussão sobre o cockpit fechado tem estado em pleno andamento desde as mortes de Justin Wilson num acidente na Indy e de Jules Bianchi no Japão no ano passado, ambos com ferimentos na cabeça.

Jenson Button admitiu que a morte de Wilson foi o ponto de virada na sua opinião, enquanto Daniel Ricciardo insistiu em Monza que a cobertura do cockpit era a ‘última peça do quebra-cabeça’ (da segurança). Smedley, no entanto, aponta que, apesar de aceitar a visão dos pilotos, instalar uma capota num monoposto de rodas descobertas tem suas próprias implicações de concepção e segurança.

“Uma das principais considerações para um cockpit fechado, que não devemos perder de vista, é do porquê estamos fazendo isso, que é a segurança”, observou, “Em primeiro lugar, é a segurança do piloto e um dos aspectos de um cockpit fechado é que o piloto ainda tem de ser capaz de sair do carro, em qualquer situação. Isso provavelmente é o maior desafio da engenharia”.

“Colocar um cockpit fechado no carro em si não representa uma dor de cabeça especial do ponto de vista da engenharia. Onde complica é que o piloto ainda tem de escapar, ainda tem que sair do carro – e isso inclusive quando o carro capotar. Você tem que ter certeza de que, nessa situação, o piloto ainda pode sair, que exista algum mecanismo para isso”.

“Do mesmo modo, temos de assegurar que a equipe médica ainda possa acessar o interior de um cockpit, que sejam capazes de chegar ao piloto muito, muito rapidamente. Então, se cobrir o cockpit, isso vai levantar problemas técnicos e de engenharia que precisam de respostas inovadoras e diferentes”.

“Mas isso não nos deve impedir de fazermos isso”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.