F1 – Sistema de controle de altura traz vantagem aerodinâmica, diz FIA

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012 às 17:55

f111-petrov-renault-cima-350O sistema de controle de altura de suspensão desenvolvido pela Lotus e posteriormente copiado por outras equipes, é ilegal pois traz vantagens aerodinâmicas.

Pelo menos essa foi a alegação da FIA, que na sexta-feira, declarou a ilegalidade do dispositivo, após ter considerado o sistema dentro do regulamento, de maneira inicial. Segundo a federação, o aparato traz vantagens aerodinâmicas para os carros.

Na aprovação inicial do sistema de controle de altura, a FIA entendeu que a única função do dispositivo hidráulico, ativado pelo torque dos freios, era de manter a altura do carro no momento das freadas, até então nada muito mais sofisticado do que qualquer sistema de molas ajustável.

A FIA acredita que o movimento não usual da suspensão e do sistema de freios acaba trazendo vantagens aerodinâmicas ilegais.

Segundo o Artigo 3.15 do regulamento técnico da Formula 1, é proibido qualquer sistema aerodinâmico móvel, sendo que todos os dispositivos aerodinâmicos devem ser rigidamente fixos ao chassi do carro e atuarem de forma imóvel em relação ao monocoque.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.