F1 – Sistema de controle de altura da Lotus é legal

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012 às 11:21

F111-petrov-india-sexta-travada615
As rivais da Lotus aparentemente serão obrigadas a copiar seu inovador sistema reativo de controle de altura antes da temporada 2012, com a FIA satisfeita com a legalidade total do conceito.

Tem havido muita intriga nos últimos dias sobre o mecanismo que, de acordo com relatos, a Lotus havia testado em Abu Dhabi no ano passado. O sistema mecânico ajuda a manter uma altura padronizada durante as freadas – quando a frente do carro baixa.

Entende-se que, recentemente, as equipes rivais analisaram o sistema e sua legalidade – com um relato no Gazzetta dello Sport nesta semana sugerindo que ele era ajustado pelo piloto com o uso de um pedal no cockpit. Contudo, se os pilotos estivessem mudando a altura dos carros nas freadas, isso seria uma violação das regras.

O Artigo 3.15 do Regulamento Técnico da Fórmula 1 afirma: “Com a exceção das partes necessárias para o ajuste descrito no Artigo 3.18 (o DRS), qualquer sistema, dispositivo ou procedimento do carro que use o movimento do piloto como meio de alterar as características aerodinâmicas do carro é proibido”.

Entretanto, o site Autosport revelou que o ajuste da altura – que melhora a performance aerodinâmica e a estabilidade da Lotus sob freada – não é operado pelo piloto. Ele reage ao torque no freio e está diretamente ligado à suspensão – então, não pode ser classificado como um dispositivo aerodinâmico móvel como os amortecedores de massa foram.

O fato de o piloto não estar envolvido e o sistema fazer parte da suspensão significa que está totalmente de acordo com o regulamento da Fórmula 1. Entende-se que a Lotus vem conversando com a FIA durante o desenvolvimento do sistema de freio, que foi proposto pela primeira vez em 2010 e recebeu a aprovação oficial da federação em janeiro do ano passado.

Com a FIA satisfeita com a legalidade do dispositivo, isso significa que suas principais rivais agora terão de propor seus próprios sistemas à federação se quiserem adotar tal conceito na temporada. Também entende-se que pelo menos uma equipe de ponta já submeteu planos para um ajuste de altura similar a ser usado em 2012.

LS – www.autoracing.com.br 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.