F1 – Será que a Mercedes tem um trunfo ainda maior do que o sistema DAS?

sábado, 25 de julho de 2020 às 11:30

Sistema de Direção de Eixo Duplo da Mercedes

Embora o revolucionário sistema DAS (direção de eixo duplo) tenha atraído muita atenção quando a Mercedes W11 apareceu pela primeira vez na pista durante os testes de pré-temporada, a novidade mais importante em comparação com o seu modelo anterior, de acordo com Mark Hughes e Giorgio Piola no site formula1.com, provavelmente encontrava-se no outro lado do carro.

De fato, no lançamento do carro, a suspensão traseira foi descrita pelo director técnico da Mercedes James Allison como “extremamente aventureira”, acrescentando: “Desdobramos uma nova geometria que nos dá mais possibilidades aerodinâmicas, e nos permite obter mais downforce sobre o carro”.

Explicar exatamente como funciona a suspensão traseira da Mercedes requer muitos conhecimentos técnicos. Essencialmente, o que a Mercedes tem feito é retrair o mais possível a parte inferior da suspensão para criar muito mais espaço para o fluxo de ar melhorar o desempenho.

Quanto mais potente for esse fluxo, maior será a diferença de pressão de ar entre as partes superior e inferior do carro – e mais duro será o ar puxado através dessa parte através do chão. A melhoria de downforce deverá assim ser considerável.

Assim, o sistema DAS do W11 pode muito bem ter preenchido todas as primeiras páginas no inverno (europeu), mas esta inovação muito menos óbvia poderia valer mais em tempo de volta para Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.

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