F1 – Senna: Foi bem complicado me acostumar aos pneus

segunda-feira, 19 de setembro de 2011 às 19:51
Bruno Senna - Lotus Renault 2011
Bruno Senna – Lotus Renault 2011

Entrevista de Bruno Senna ao site oficial da Renault:

Você tem feito história ultimamente. Sua primeira corrida pela LRGP, seus primeiros pontos na F-1. E agora?
BS: Difícil dizer. Estamos indo bem e eu estou cada vez mais confortável com o carro e com a equipe. Ainda existem muitas áreas onde preciso progredir; preciso melhorar meu conhecimento técnico do R31 e há alguns aspectos do meu modo de pilotar que precisam de um polimento – certamente ainda não estou 100%. Estou absorvendo cada pedacinho de informação que consigo a cada final de semana e espero que como equipe nós possamos continuar a marcar pontos e nos colocar entre os dez melhores – precisamos estar em todos os Q3 nos treinos classificatórios de sábado à tarde. Quando eu estiver totalmente adaptado ao carro, poderei buscar mais pontos para a equipe.

Você já se deu conta que é um piloto titular da LRGP?
BS: Sim, a ficha já caiu. Me diverti muito em Monza porque já tinha uma corrida nas costas. Já havia pilotado o R31 em outras ocasiões esse ano, mas não tinha experiência de um final de semana de corrida como os outros pilotos. Eles já estavam totalmente acostumados a seus carros e sabiam o que podiam conseguir quando cheguei. Obviamente é tudo um pouco novo sob meu ponto de vista. Antes de Monza, eu tinha apenas uma experiência dos treinos de classificação que não foi fácil. A corrida foi um grande aprendizado, prazerosa e acho que meu resultado foi bem encorajador considerando os problemas que tive na primeira curva. Todo mundo pode ver que o carro teve um bom desempenho e que a equipe adotou uma boa estratégia. Dois ótimos sinais, realmente.

Qual foi o aspecto mais complicado deste seu novo papel?
BS: Foi bem complicado me acostumar aos pneus. Todos começaram esta temporada falando sobre pneus, pneus e mais pneus, mas – como a maioria das coisas -, quanto mais se pratica, mais fácil fica. Tirar o máximo dos pneus Pirelli não é fácil, é um longo aprendizado, mas aparentemente há muito potencial ainda por vir. Espero que consiga juntar tudo nas próximas corridas.

O GP de Cingapura é uma corrida noturna. Como você lidará com esta mudança?
BS: Cingapura será um teste de verdade. É uma novidade recente do calendário em termos de Fórmula 1 e será uma experiência totalmente nova para mim. Será extremamente difícil para mim tirar tudo que posso do carro, mas estou entusiasmado com as expectativas e espero recompensar a equipe com alguns pontos a mais. Vou encarar este final de semana do mesmo modo que fiz em Monza, isto é, completando o maior número de voltas possíveis nos treinos livres o que espero que me coloque no Q3. Cingapura é uma pista complicada, há muitas curvas e você tem de estar atento para não cometer erros. É um lugar que exige o melhor do piloto. Achar o acerto do carro também não é fácil. Fisicamente também é difícil por causa da elevada umidade e a pista exige que você seja preciso curva após curva. Pilotando à noite, você repara na combinação de luzes e sombras que leva um tempo para se habituar. Com o GP da Malásia, Cingapura obriga a chegar ao país um pouco antes do habitual para ajudar na adaptação ao fuso. Mesmo assim, a equipe permanecerá baseada no horário de verão inglês por causa da programação da corrida. Estou ansioso por uma divertida e diferente corrida neste fim de semana.

AS – www.autoracing.com.br

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