F1 – Sebastian Vettel precisa ficar esperto

segunda-feira, 24 de junho de 2019 às 14:07

Sebastian Vettel e Charles Leclerc

Colaboração: Corredor X

Uma corrida monótona em Le Castellet fez uma batalha no meio do pelotão provocada por problemas técnicos na McLaren de Lando Norris na última volta ser uma mudança bem vinda da narrativa chata na frente, apesar das punições aplicadas depois em RIC.

Mas enquanto os olhos estavam fixados no valente esforço do jovem inglês para defender seu P7 de um ‘super agressivo’ Daniel Ricciardo, seguido de perto por Kimi Raikkonen e Nico Hulkenberg, Leclerc ganhou grande espaço.

Com oito voltas para o final, o piloto de 21 anos estava oito segundos e meio atrás de Bottas, mas de alguma forma acabou colado na Mercedes na última volta..

Foi como um truque de mágica. Bottas havia sido pego de surpresa e quase foi enganado.

Algumas voltas depois de os dois pilotos terem parado, o finlandês estava se afastando e o engenheiro de Leclerc foi ao rádio e perguntou se ele podia forçar mais. Sua resposta foi calma quando ele explicou que podia, mas estava preocupado com o dano que causaria aos pneus, que precisava durar até a bandeira quadriculada.

Mostrou excelente compostura para aguardar, “acalmar” os pneus e se concentrar guiando muito rápido até o final. Estava muito longe do piloto ansioso que deixou o Q2 em Baku enquanto definia os tempos promissores, antes de tentar compensar outro fracasso classificatório em Mônaco com uma imprudente onda de ‘ultrapassagens kamikaze’ no dia da corrida que terminou em um abandono.

De fato, Leclerc parecia seguro durante todo o final de semana. As Mercedes estavam intocáveis, mas mesmo nos treinos livres e na classificação, ele foi consistentemente o melhor dos demais.

Depois do fiasco em Mônaco, um pódio no GP do Canadá parece ter resolvido Leclerc, que foi mais calculista desta vez. Um breve período de Safety Car Virtual no final da corrida surpreendeu Bottas e o novo recruta da Ferrari aproveitou a oportunidade.

Tal foi a pressão que ele criou que ele reduziu a diferença para 0,4 segundo em um ponto durante a última volta, com Bottas até mesmo alargando a curva final. Em última análise, pareceu que Leclerc precisava de mais uma volta ou duas para ultrapassar Bottas, o que seria surpreendente dado o domínio da Mercedes em Paul Ricard.

As sessões de treinos de sexta-feira revelaram que eles tinham uma enorme vantagem de 0.7s por volta de volta sobre a equipe de Maranello. Leclerc, no entanto, diminuiu a lacuna, mostrando um novo nível de maturidade no processo.

Enquanto o monegasco mostrou maturidade neste fim de semana, o companheiro de equipe Sebastian Vettel parecia de ressaca depois da decepção em Montreal.

Uma punição de cinco segundos no Canadá negou a ele uma primeira vitória desde a Bélgica no ano passado e efetivamente acabou com sua tentativa de capturar Hamilton no campeonato. Vettel foi então obrigado a lidar com uma apelação mal feita e evidentemente fracassada da Ferrari antes da ação na França.

As exibições abaixo do esperado nos treinos e algumas trocas rápidas de rádio em uma sessão de classificação repleta de erros sugeriam que sua cabeça simplesmente não estava inteira. Seu início na corrida também foi modesto, mantendo seu P7 nas primeiras voltas, mas não conseguiu melhorar, ficando preso no trânsito enquanto os principais candidatos se afastavam.

O alemão precisa se concentrar antes que seja que tarde. Com um talento jovem e sério surgindo na mesma garagem, ele certamente está se sentindo ameaçado, tal qual em 2014 na Red Bull com a chegada de Daniel Ricciardo.

Leclerc quase “roubou” o P2 de Bottas e se Vettel continuar a se distrair, é apenas uma questão de tempo antes que o jovem saia da sombra do campeão mundial e a equipe passe a lhe dar pelo menos a mesma atenção.

Corredor X
Japão

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.