F1 – Sebastian Vettel fora da Ferrari

segunda-feira, 11 de maio de 2020 às 21:05

Sebastian Vettel

De acordo com a BBC, Sebastian Vettel deve deixar a Ferrari no final do ano, após as negociações contratuais entre os dois fracassarem.

A mudança, que deve ser anunciada oficialmente em breve, coloca em dúvida o futuro do tetracampeão de 32 anos.

O espanhol Carlos Sainz, atualmente piloto da McLaren, está entre os que estão ligados ao assento de Vettel.

Se Sainz deixar a McLaren, uma opção para a equipe é Daniel Ricciardo, da Renault.

O australiano teve sérias conversas com a McLaren em 2018, quando estava pensando em deixar a Red Bull, antes de finalmente decidir se mudar para a Renault.

Ricciardo não conseguiu se estabelecer na equipe francesa – que não progrediu – e falou sobre seguir em frente. Seus chefes Prost e Abiteboul andam falando de Ricciardo em tom de despedida.

Vettel também poderia ser uma opção para a McLaren, se ele sentir que está preparado para se mudar para uma equipe que acabou e passar por um processo de reestruturação.

Caso contrário, as opções para o piloto de 32 anos continuar na F1 são sombrias.

Lewis Hamilton, que também está sem contrato no final da temporada, sinalizou repetidamente sua intenção de permanecer na Mercedes, o que muito provavelmente fecha as portas para Vettel.

E a Red Bull, onde Vettel conquistou seus quatro títulos mundiais, disse que não faria parceria de seu piloto principal Max Verstappen com outro piloto de primeira linha – nem é provável que Vettel esteja interessado em fazer parceria com o holandês.

Além disso, o chefe da Red Bull disse recentemente disse que o tempo de Vettel na Red Bull “tinha acabado fazia tempo.”

As outras opções da Ferrari são Ricciardo ou o italiano Antonio Giovinazzi, que compete pela equipe afiliada da Alfa Romeo.

Hamilton não é considerado uma possibilidade séria, sempre de acordo com a BBC.

Uma queda notável
A saída de Vettel da Ferrari indica um fim decepcionante de sua carreira na equipe italiana, à qual ingressou em 2015 com o objetivo de seguir os passos de seu ídolo de infância Michael Schumacher conquistando o título com eles.

Vettel disse no mês passado que sua intenção era permanecer na Ferrari além do fim de seu contrato nesta temporada.

Mas as negociações fracassaram depois que Vettel se sentiu incapaz de aceitar a oferta que a Ferrari fez para ficar ao lado de Charles Leclerc, que no inverno europeu passado assinou até o final de 2024.

A natureza exata do desacordo que levou ao fracasso das negociações não está clara, mas foi relatado que a Ferrari ofereceu a Vettel um salário bastante reduzido – igual ao de Leclerc – e um contrato mais curto que ele desejava.

Vettel era o piloto número um da Ferrari desde 2015, quando substituiu Fernando Alonso depois que o espanhol negociou uma saída da equipe no final de 2014, depois de perder a fé que eles poderiam fornecer um equipamento competitivo o bastante para a conquista do título mundial.

Vettel chegou mais perto de vencer o campeonato com a equipe em 2017 e 2018, quando a Ferrari teve um carro mais rápido que a Mercedes na maioria das pistas naquelas duas temporadas, mas fracassou após uma série de erros do piloto e da equipe.

Isso levou ao início de uma perda de fé entre as duas partes e ele perdeu sua posição dominante na equipe para sempre com a chegada de Charles Leclerc na última temporada.

O monegasco foi imediatamente uma ameaça para Vettel, que começou 2019 como o número um, mas Leclerc terminou a temporada ultrapassando Vettel em todas as métricas – vitórias, poles, pontos e ritmo médio de classificação.

A tensão entre os dois também levou a uma série de problemas que culminaram em um acidente na penúltima corrida da temporada no Brasil.

Vettel agora entra em sua última temporada com a equipe – supondo que o campeonato de 2020 possa começar em meio à crise dos coronavírus – sabendo que ele perdeu seu status e enfrentando uma temporada desconfortável em uma equipe cujo foco será inevitavelmente sua jovem estrela em ascensão, Charles Leclerc.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.