F1 – Schumacher quase voltou para a Ferrari em 2009

sábado, 23 de junho de 2018 às 9:50

Michael Schumacher

O ex-presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, falou sobre como Michael Schumacher esteve prestes a voltar para a Ferrari em 2009. O heptacampeão mundial se aposentou da Fórmula 1 em 2006, embora continuasse atuando como consultor da equipe.

Então, em 2009, Felipe Massa ficou seriamente ferido durante a classificação para o GP da Hungria, quando foi atingido no capacete por um pedaço de detrito voador. A Ferrari precisava urgentemente de um substituto para o brasileiro enquanto ele se recuperava.

Foi di Montezemolo que teve a ideia de tentar colocar Schumacher de volta ao cockpit. “Fiquei muito triste quando Felipe sofreu um terrível acidente em Budapeste, então pedi a Michael que fosse ao meu escritório”, disse ele na abertura da exposição Schumacher, em Colônia, nesta semana.

“Eu disse a ele: ‘Ouça Michael, você tem que fazer isso por mim e pela Ferrari – você tem que voltar’. Por meia hora ele não pôde ser persuadido”, continuou di Montezemolo. “Depois de uma hora ele disse: ‘Ok, eu não posso recusar isso'”.

A equipe tinha apenas quatro semanas para preparar Schumacher para a próxima corrida, o GP da Europa, em Valência. Entre as preparações estavam um teste em um F2007 de dois anos de idade.

“Ele entrou no departamento de corridas e estava cheio de entusiasmo, como uma criança ou um jovem piloto”, lembrou di Montezemolo. “Então ele foi para Mugello e fez um teste muito bom com o carro antigo”.

Mas os planos pararam bruscamente quando se soube que os ferimentos sofridos por Schumacher em um recente acidente de moto foram mais sérios do que se pensava anteriormente. “Infelizmente, seu médico teve que impedi-lo de retornar”, afirmou di Montezemolo. “Ele disse que (Michael) não estava pronto, o que era ruim para todos nós”.

Luca Badoer foi convocado e a Ferrari assinou um contrato com a Force India para adquirir os serviços de Giancarlo Fisichella pelo restante da temporada de 2009. Massa retornou em 2010, onde foi acompanhado por um novo companheiro de equipe em Maranello: Fernando Alonso.

E com mais tempo para se recuperar de seu acidente de moto, Schumacher também estava de volta ao grid depois de três temporadas fora. Só que não foi para a Ferrari, mas sim para a nova equipe da fábrica da Mercedes. Ele continuou a correr até o final 2012. No final da temporada, ele se aposentou, e seu lugar foi ocupado por Lewis Hamilton.

Schumacher sofreu uma lesão grave na cabeça enquanto esquiava nos Alpes franceses com seu filho Mick em dezembro de 2013 e continua se recuperando na casa da família, às margens do Lago de Genebra.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.