F1 – Schumacher pode permanecer em coma por semanas ou meses

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014 às 9:35

Michael Schumacher

Michael Schumacher poderia permanecer em coma por semanas ou até mesmo meses. Essa é a opinião de especialistas do professor Uwe Kehler, o chefe altamente respeitado de neurocirurgia no hospital Asklepios em Hamburgo.

Como grande parte do mundo no momento, ele está observando com grande interesse a evolução em Grenoble do estado de saúde do sete vezes campeão mundial da F1, Michael Schumacher, que está em estado crítico depois de ter sofrido um grave acidente de esqui no último domingo.

No dia do aniversário do ex-piloto alemão, a família, amigos e fãs do grande campeão enfrentam uma maior espera.

“Geralmente, leva-se de duas a três semanas até que um paciente com um trauma tão severo como o dele possa ser acordado”, disse ele.

“Mas isso pode levar dias ou mesmo semanas, até que o paciente abra os olhos”. “Infelizmente, também é possível que a pessoa não acorde de maneira correta.”

O professor Kehler disse que é um bom sinal de que o estado de Schumacher, embora continue crítico, entrou em um período de estabilidade.

“Em um trauma craniocerebral severo, as primeiras horas e dias são cruciais para ver se a pressão e inchaço do cérebro continuam a aumentar”. “Os três ou quatro primeiros dias são especialmente críticos nesses casos”.

“Quando o paciente consegue passar pelos primeiros dias, todos podem respirar um pouco”. “Mas nenhuma declaração pode ser feita ainda sobre a sobrevivência do paciente ou o resultado”.

“Se o paciente continua a manter-se estável, você pode desligar as medidas para reduzir a pressão intracraniana e, em seguida, dissolver o coma”, explicou.

Um neurocirurgião de Paris, Philippe Decq, disse que Schumacher, então, chega a um ponto crucial de sua recuperação.

“Depois de uma grave lesão cerebral traumática, se passam três semanas e não há sinais do paciente despertar, em seguida, a partir de um ponto de vista do prognóstico é muito ruim”, disse ele.

A assessora de imprensa de Schumacher, Sabine Kehm declarou por mensagem de texto na quinta-feira que o ex-piloto da Ferrari e Mercedes continua em estado crítico mas estável.

“Nós não vamos fazer declarações a menos que haja algo de novo (para relatar)”, disse ela.

Um comunicado divulgado pela família de Schumacher diz: “Nós todos sabemos que ele é um lutador e não vai desistir”.

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.