F1 – Sauber: Teste de Abu Dhabi não diz respeito apenas aos jovens pilotos

quarta-feira, 16 de novembro de 2011 às 11:33

F111-paffett-abu-dhabi-teste350Os olhos do mundo da Fórmula 1 continuam em Abu Dhabi nesta semana, enquanto um grande pelotão dos chamados “jovens pilotos” realiza três dias de testes. Mas, como sempre na principal categoria do automobilismo, nada é exatamente o que parece.

“Acho que não é tanto um teste para jovens pilotos”, declarou Peter Sauber, que retornou à Suíça após a corrida de domingo ao invés de continuar com sua equipe.

Ele pode estar se referindo ao fato de que, aos 30 anos de idade, Gary Paffett, da McLaren, não é exatamente jovem. “Acredito que ele ainda é jovem o suficiente para estar na Fórmula 1”, insistiu o chefe da equipe, Martin Whitmarsh.

Na realidade, com os testes agora sendo tão raros na Fórmula 1, as equipes de ponta precisam de pilotos confiáveis ao volante, pois as regras não impedem que elas experimentem soluções para a temporada 2012 nesta semana.

“Em nosso caso, a prioridade é o programa técnico”, confirmou Ross Brawn, da Mercedes, que tem Sam Bird no cockpit nos três dias de testes. “Temos Nico (Rosberg) contratado a longo prazo, e, no momento, não estamos buscando um piloto jovem no mercado”, acrescentou ele.

O carro de Jules Bianchi, reserva da Ferrari, utilizou vários sensores aerodinâmicos na terça-feira, enquanto a Williams de Valtteri Bottas teve escapamentos com saída no topo. A Red Bull de Jean-Eric Vergne andou com um dispositivo para medir a flexibilidade da asa dianteira, e as equipes tiveram sua primeira experiência com os pneus Pirelli de 2012.

Os comentários de Sauber também podem ser uma referência ao fato de que muitos dos pilotos que estão testando nesta semana não são considerados para funções oficiais, mas simplesmente pagaram muito.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.