F1 – Sauber culpa reviravolta “grosseira” da FIA pela perda de milhões

terça-feira, 6 de dezembro de 2011 às 11:20

F111-perez-japao-domingo350Peter Sauber culpou a FIA pelo fato de sua equipe ter perdido milhões da parcela dos lucros.

Após a etapa final da temporada no Brasil, membros da Sauber estavam felizes por pelo menos terem batido a Toro Rosso na batalha pelo sétimo lugar no campeonato mundial de construtores.

Mas “apesar de toda a alegria, não esquecemos que queríamos mais”, escreveu o fundador e chefe da equipe, Peter Sauber, em uma coluna para o jornal suíço Blick. “No meio da temporada, estávamos solidamente na sexta posição, mas logo fomos superados pela Force India”.

“A razão foi o difusor soprado e o chamado ‘sopro de gases em desaceleração'”, disse Sauber, cuja equipe teria faturado uma parcela consideravelmente maior dos lucros com a sexta colocação nos construtores. Ele está se referindo à controvérsia do meio da temporada que viu a FIA banir a tecnologia e imediatamente liberá-la novamente.

“Nós interrompemos esse desenvolvimento depois que a FIA anunciou o banimento. Isso acabou sendo um erro, porque a FIA voltou atrás e grotescamente permitiu essa tecnologia. Isso nos afetou bastante na segunda metade da temporada. Aqueles com os sistemas otimizaram sua vantagem, alcançando muito mais de um segundo por volta”.

O caso finalmente foi resolvido para 2012, com um banimento abrangente. “Com exceção disso, as mudanças de regras (para a próxima temporada) são moderadas. Portanto, nosso C31 não será uma revolução, mas sim uma evolução, porém com numerosas alterações”.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.