F1 – Sauber ainda não recebeu “um centavo”, segundo relato

quarta-feira, 17 de julho de 2013 às 9:33

Sauber

A extensão do acordo de resgate da Sauber e o surgimento de Sergey Sirotkin, futuro piloto da equipe, surpreendeu o mundo da Fórmula 1.

Alexei Popov, comentarista russo da categoria, declarou ao jornal Basler Zeitung: “Eu tive de ler a declaração de imprensa várias vezes antes de conseguir acreditar”.

Alguns dos céticos da Fórmula 1 ainda não têm certeza. Há relatos de ligações com a KGB, mas, na verdade, sabe-se muito pouco sobre as entidades listadas na declaração da Sauber. A provável estréia de um piloto russo de 17 anos também é bastante incomum.

“Primeiramente, quero desejar boa sorte a Sergey (Sirotkin) e seus associados”, disse Oksana Kosachenko, ex-empresária de Vitaly Petrov. “Mas, até agora, ele não é um piloto de Fórmula 1. Isso diz respeito a certos acordos que, sem dúvida, serão implementados”.

Entretanto, o jornal alemão Bild alega que “nem um centavo” foi transferido da Rússia para Hinwill até agora. Porém, um chefe de equipe que já trabalhou com Sirotkin e seus parceiros russos, Andreas Jenzer, disse ao jornal Tages-Anzeiger que todas as suas negociações foram positivas.

“Quando conversei pela primeira vez com seus patrocinadores russos em 2008, eu também fiquei um pouco preocupado inicialmente. Mas nunca tive uma experiência ruim em nenhum dos anos”, declarou Jenzer.

Parece que muita coisa vai depender da estréia de Sirotkin como titular no próximo ano, baseada em uma série de testes que poderão incluir participações nos treinos livres de sexta-feira em 2013. Contudo, o comentarista alemão Christian Danner avisou: “Infelizmente, ele está a anos-luz dos níveis de um piloto de Fórmula 1 atual”.

Helmut Marko, da Red Bull, sabe mais sobre a competitividade da categoria na qual Sirotkin está correndo, a Fórmula Renault 3.5. “Atualmente, Sergey está no pelotão intermediário, e ele não me parece ruim. Melhor do que (Esteban) Gutierrez. Mas ele terá de mostrar o que pode fazer sob pressão”.

Um grande obstáculo para Sirotkin será conseguir a super-licença obrigatória, como Marko insistiu: “Não se pode fazer seus patrocinadores comprarem isso para você”.

Alguns suspeitam que o acordo russo foi fechado por desespero. Um fornecedor suíço da equipe revelou ao jornal Aargauer Zeitung que sua companhia não recebe um centavo da Sauber desde dezembro do ano passado. Uma fonte da mídia suíça afirmou: “Infelizmente, a Sauber precisa jogar o jogo (com os russos), mas é melhor do que fechar as portas”.

A Speed Week também acha que o acordo russo é bom, porque é “apenas uma questão de tempo para patrocínios normais da Rússia começarem a aparecer, com a Gazprom na pole position”.

Enquanto isso, Bernie Ecclestone elogiou o acordo da Sauber, e também a notícia de que a Marussia assinou um contrato de fornecimento de motor de longo prazo com a Ferrari. “Estou feliz por Sauber e Marussia continuarem”, disse ele ao jornal Blick. “Mas não sei o quão séria a situação dessas equipes realmente era”.

Ecclestone acrescentou que Vladimir Putin, presidente da Rússia, apóia o acordo com a Sauber. “Eu estive com ele em Moscou três vezes. Ele está bastante entusiasmado e disposto a ajudar, o que vai beneficiar a Fórmula 1 inteira”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.